Man­te­ga ad­mi­te con­ver­sa com Jo­es­ley

Ex-mi­nis­tro da Fa­zen­da ne­ga, no en­tan­to, fa­vo­re­ci­men­tos

Metro Brazil (Espirito Santo) - - Primeira Página -

Ex-mi­nis­tro da Fa­zen­da, Gui­do Man­te­ga ad­mi­tiu, em de­poi­men­to à PF (Po­lí­cia Federal), en­con­tros com o em­pre­sá­rio Jo­es­ley Ba­tis­ta, mas ne­gou que te­nha fa­vo­re­ci­do ope­ra­ções da JBS jun­to ao BNDES (Ban­co Nacional de De­sen­vol­vi­men­to Econô­mi­co e So­ci­al). As reu­niões fo­ram no Mi­nis­té­rio da Fa­zen­da, em Bra­sí­lia, e na se­de do Ban­co do Bra­sil, em São Paulo.

Em acor­do de de­la­ção pre­mi­a­da, Jo­es­ley in­for­mou ter con­ta­do com apoio do ex-mi­nis­tro pa­ra apro­var ope­ra­ções de em­prés­ti­mos des­ti­na­do à em­pre­sa.

Man­te­ga foi ou­vi­do no inqué­ri­to da ope­ra­ção Bul­lish, que in­ves­ti­ga frau­des no ban­co pú­bli­co pa­ra fa­vo­re­cer o fri­go­rí­fi­co. O de­poi­men­to foi pres­ta­do em 29 de maio, em São Paulo, e foi di­vul­ga­do on­tem pe­la “TV Glo­bo”.

O ex-mi­nis­tro ne­gou a ver­são do de­la­tor e sus­ten­tou que “nun­ca re­ce­beu co­bran­ça al­gu­ma de Jo­es­ley Ba­tis­ta ou de ou­tra pes­soa pa­ra agi­li­zar pro­ce­di­men­tos de li­be­ra­ção de re­cur­sos ou de qual­quer for­ma de in­ter­fe­rir nas ope­ra­ções do BNDES”.

Man­te­ga de­cla­rou que não lem­bra do conteúdo das reu­niões, mas que os en­con­tros com em­pre­sá­ri­os “ti­nham co­mo ob­je­ti­vo tra­tar dos ru­mos da eco­no­mia, pers­pec­ti­vas de cres­ci­men­to e saí­das pa­ra a cri­se in­ter­na­ci­o­nal.”

Man­te­ga ne­gou ami­za­de com Jo­es­ley, mas afir­mou ter ido ao ca­sa­men­to e a um jan­tar na ca­sa do em­pre­sá­rio.

Ele re­a­fir­mou ain­da à PF que o R$ 1,3 mi­lhão en­con­tra­dos em no­me de­le na Suí­ça se re­fe­rem à ven­da de imó­veis.

| MAR­CE­LO CA­SAL JR./ABR

Man­te­ga foi mi­nis­tro en­tre 2006 e 2015

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.