TRUMP & KIM: EN­FIM JUN­TOS

O en­con­tro his­tó­ri­co en­tre os lí­de­res dos EUA e da Co­reia do Nor­te em Sin­ga­pu­ra

Metro Brazil (Espiritu Santo) - - Primeira Página -

O pre­si­den­te dos Es­ta­dos Uni­dos, Do­nald Trump, e o líder nor­te-co­re­a­no, Kim Jong-un, fi­nal­men­te es­ti­ve­ram fren­te a fren­te on­tem, em cú­pu­la his­tó­ri­ca re­a­li­za­da em Sin­ga­pu­ra.

O tão aguar­da­do cum­pri­men­to acon­te­ceu no iní­cio da reunião, sob ra­ja­da de fotos da im­pren­sa in­ter­na­ci­o­nal.

Trump foi o pri­mei­ro a fa­lar e de­se­jou uma cú­pu­la bem-su­ce­di­da. “Te­re­mos um óti­mo re­la­ci­o­na­men­to pe­la fren­te.”

Kim se pro­nun­ci­ou lo­go em se­gui­da so­bre os vá­ri­os obs­tá­cu­los pa­ra a reunião. “Nós su­pe­ra­mos to­dos eles e es­ta­mos aqui ho­je.”

Os dois con­ver­sa­ram bre­ve­men­te em se­gui­da e se re­ti­ra­ram pa­ra uma reunião pri­va­da, com al­guns as­ses­so­res e acom­pa­nha­men­to de tra­du­to­res.

Até a con­clu­são des­ta edi­ção, às 23h de on­tem no ho­rá­rio bra­si­lei­ro, eles con­ti­nu­a­vam em con­ver­sas.

A ex­pec­ta­ti­va era de que, mais do que fotos de cum­pri­men­tos, o en­con­tro re­sul­tas­se em acor­do pa­ra o fim do pro­gra­ma ba­lís­ti­co de lon­go al­can­ce e de ar­mas nu­cle­a­res da Co­reia do Nor­te.

Des­de 2006, fo­ram seis tes­tes, que re­sul­ta­ram em um mís­sil so­bre­vo­an­do o Ja­pão e um tre­mor pró­xi­mo à zo­na nu­cle­ar. Por con­ta do pro­gra­ma, a Co­reia do Nor­te é o país com mais san­ções por par­te da ONU (Or­ga­ni­za­ção das Na­ções Uni­das).

Mas Trump já dei­xou cla­ro que es­te é ape­nas o pri­mei­ro passo pa­ra as ne­go­ci­a­ções. Es­ti­ma-se que a des­nu­cle­a­ri­za­ção da Co­reia do Nor­te po­de de­mo­rar até 15 anos.

Ou­tro te­ma em de­ba­te se­ria um tra­ta­do de paz en­tre as Co­rei­as do Nor­te e Sul. En­tre 1950 e 1953, as du­as dis­pu­ta­ram a pe­nín­su­la, que até 1945 era do­mi­na­da pe­lo Ja­pão e fi­cou di­vi­di­da após sua saí­da. Mes­mo com o fim dos con­fron­tos, o tra­ta­do não foi as­si­na­do, e Sul e Nor­te con­ti­nu­am em ten­são.

| JONATHAN ERNST/REU­TERS

Do­nald Trump e Kim Jong-un se en­con­tram no ho­tel Ca­pel­la, em Sin­ga­pu­ra; na pau­ta, o fim da guer­ra en­tre as Co­rei­as e o des­man­che do pro­gra­ma nu­cle­ar nor­te-co­re­a­no

| JONATHAN ERNST/REU­TERS

Após aper­to de mão, os lí­de­res da Co­reia do Nor­te e Es­ta­dos Uni­dos fi­ze­ram bre­ve pro­nun­ci­a­men­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.