MUI­TO MAIS DE RITA

EM NO­VO LI­VRO, RITA LEE MER­GU­LHA E RE­FLE­TE SO­BRE SUA VIDA E CAR­REI­RA

Metro Brazil (Espiritu Santo) - - Primeira Página -

Com o lan­ça­men­to de sua au­to­bi­o­gra­fia, no ano pas­sa­do, Rita Lee pro­vou ser um hit não ape­nas das rá­di­os, mas tam­bém das li­vra­ri­as. O re­la­to er­ran­te, bem hu­mo­ra­do e, por ve­zes, cor­tan­te da eter­na Mu­tan­te fe­chou 2017 co­mo o no­no li­vro mais ven­di­do no país. Ao la­do de “Dropz”, tam­bém as­si­na­do por ela, as pu­bli­ca­ções so­mam 350 mil có­pi­as ven­di­das. Ta­ma­nho su­ces­so aju­dou a ace­le­rar ou­tro pro­je­to que che­ga ago­ra às pra­te­lei­ras.

Par­ce­ria en­tre a pró­pria Rita e o jornalista e fo­tó­gra­fo Gui­lher­me Sa­mo­ra, “Favorita” é um des­bun­de vi­su­al em co­me­mo­ra­ção aos 70 anos da ro­quei­ra, com­ple­ta­dos no dia 31 de de­zem­bro de 2017.

A pu­bli­ca­ção reú­ne re­la­tos re­cen­tes da ar­tis­ta so­bre me­mó­ria, pas­sa­gem do tem­po, apre­ço aos ani­mais e até mes­mo a atriz Bri­git­te Bar­dot (!). Mas seu gran­de cha­ma­riz está em uma se­le­ção aten­ta pa­ra o ri­co acer­vo de fotografias de Rita, que abran­gem des­de sua in­ti­mi­da­de ao la­do do ma­ri­do e par­cei­ro de tra­ba­lho, Ro­ber­to de Car­va­lho, co­mo tam­bém sua car­rei­ra – há ca­pí­tu­los in­tei­ros de­di­ca­dos a ima­gens de su­as tur­nês en­tre os anos 1970 e 2000.

Ca­ma­le­oa

Elas de­nun­ci­am o ca­rá­ter al­ta­men­te ca­ma­leô­ni­co e per­for­má­ti­co da cantora e com­po­si­to­ra, des­ta­ca­do ain­da por ou­tro seg­men­to vol­ta­do aos ex­cên­tri­cos fi­gu­ri­nos que ela já ves­tiu.

Rita co­lo­cou al­guns de­les so­bre o cor­po no­va­men­te pa­ra um en­saio fo­to­grá­fi­co iné­di­to, no qual des­fi­la com su­as ma­dei­xas ago­ra bran­cas (e nem por is­so me­nos re­bel­des).

Do­cu­men­tos

En­tre o con­teú­do es­cri­to, des­ta­ca-se um ca­pí­tu­lo com do­cu­men­tos ofi­ci­ais nos quais são de­sen­ter­ra­das le­tras das mú­si­cas da ar­tis­ta que fo­ram cen­su­ra­das du­ran­te a di­ta­du­ra mi­li­tar bra­si­lei­ra. Nes­sa épo­ca, ver­sos co­mo “Bo­li­nan­do com água e sa­bão”, da po­pu­lar “Ba­nho de Es­pu­ma” (1981), pre­ci­sa­ram ser al­te­ra­dos pa­ra “Es­fre­gan­do com água em sa­bão”, pa­ra fi­car ape­nas em um exem­plo.

Com di­re­to até a uma pa­per doll -- bo­ne­ca de papel com rou­pi­nhas re­cor­tá­veis -- de Rita, es­sa é uma edi­ção com fo­co nos fãs. E quem es­ti­ver em São Pau­lo te­rá uma chan­ce e tan­to ho­je: eles po­de­rão ter seus vo­lu­mes au­to­gra­fa­dos pe­la ar­tis­ta no lan­ça­men­to que acon­te­ce às 16h, na Li­vra­ria Cul­tu­ra do Con­jun­to Na­ci­o­nal.

| GUI­LHER­ME SA­MO­RA/GLOBO LI­VROS/DIVULGAÇÃO

Ar­tis­ta es­cre­ve so­bre pas­sa­gem do tem­po

“FAVORITA” RITA LEE E GUI­LHER­ME SA­MO­RA GLOBO LI­VROS 250 PÁGS. R$ 80

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.