SÓ NO PASSINHO

Se­le­ção faz trei­no aber­to em cli­ma de fes­ta com ova­da e mui­to ca­lor em So­chi; bra­si­lei­ros ain­da ti­ve­ram au­la so­bre no­vi­da­des na ar­bi­tra­gem

Metro Brazil (Espiritu Santo) - - Primeira Página -

O dia foi mo­vi­men­ta­do na Se­le­ção Bra­si­lei­ra. Além do trei­no aber­to ao pú­bli­co (leia na pág. 16), re­a­li­za­do no Es­tá­dio Sla­va Me­tre­ve­li, na pri­mei­ra ati­vi­da­de da equi­pe em So­chi, o gru­po de jo­ga­do­res con­vo­ca­dos por Ti­te pa­ra a Co­pa acom­pa­nhou uma pa­les­tra so­bre o ár­bi­tro as­sis­ten­te de ví­deo (VAR, na si­gla em in­glês) e a bola com chip, que se­rão uti­li­za­dos no tor­neio na Rús­sia.

O bra­si­lei­ro Wil­son Luís Se­ne­me, mem­bro do Co­mi­tê de Ar­bi­tra­gem da Fi­fa, foi o res­pon­sá­vel por dar as ex­pli­ca­ções aos jo­ga­do­res so­bre o sis­te­ma, até ago­ra iné­di­to na his­tó­ria das Co­pas. Em ca­da par­ti­da do tor­neio, ele se­rá uti­li­za­do por oi­to pro­fis­si­o­nais, sen­do eles: o ár­bi­tro de ví­deo prin­ci­pal, três as­sis­ten­tes e qua­tro téc­ni­cos pa­ra ope­ra­ção dos equi­pa­men­tos.

O uso do ár­bi­tro de ví­deo du­ran­te a Co­pa po­de­rá ocor­rer em qua­tro mo­men­tos: em lan­ces de gol, em jo­ga­das de pê­nal­ti, de apli­ca­ção de car­tões ver­me­lhos e em que exis­ta di­fi­cul­da­de na iden­ti­fi­ca­ção de um jo­ga­dor. A Fi­fa tam­bém se­le­ci­o­nou 13 ár­bi­tros de ví­deo, sen­do que um de­les se­rá o bra­si­lei­ro Wil­ton Pe­rei­ra Sam­paio.

Ou­tro gran­de pas­so da tec­no­lo­gia nes­se Mun­di­al é a bola. A Tels­tar, que abriu mão das co­res for­tes e ho­me­na­geia o Mun­di­al de 1970, traz no seu in­te­ri­or, a no­vi­da­de. Ela é equi­pa­da com chip, pa­ra que pos­sa ser mo­ni­to­ra­da em tem­po re­al, o que per­mi­te sa­ber seu des­lo­ca­men­to e po­si­ção, se pas­sou ou não por com­ple­to da li­nha do gol.

O pri­mei­ro ti­me de ár­bi­tros que fa­rá uso das fer­ra­men­tas, na aber­tu­ra da Co­pa, ama­nhã, na par­ti­da en­tre Rús­sia e Ará­bia Sau­di­ta, foi de­fi­ni­do on­tem pe­la Fi­fa. O du­e­lo inau­gu­ral se­rá co­man­da­do pe­lo ar­gen­ti­no Nés­tor Pi­ta­na, que se­rá au­xi­li­a­do pe­los com­pa­tri­o­tas Ju­an Pa­blo Be­lat­ti e Her­nan Mai­da­na. O bra­si­lei­ro San­dro Mei­ra Ric­ci se­rá o quar­to ár­bi­tro.

PE­DRO MAR­TINS/MOWA PRESS

O la­te­ral Mar­ce­lo en­sai­ou sua ‘dan­ci­nha’ du­ran­te o trei­no de on­tem

| REUTERS

Tes­te do ár­bi­tro de ví­deo pa­ra a Co­pa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.