Trump pro­me­te pro­te­ção e Kim diz que des­trui­rá ar­mas

Acor­do. Cú­pu­la his­tó­ri­ca trou­xe com­pro­mis­so de des­nu­cle­a­ri­za­ção, mas evi­tou al­guns te­mas

Metro Brazil (Espiritu Santo) - -   Mundo -

Uma pro­mes­sa va­ga, mas que dá um pri­mei­ro pas­so ru­mo à des­trui­ção de ar­mas nu­cle­a­res na Co­reia do Nor­te, e te­mas de­li­ca­dos so­bre paz e di­rei­tos hu­ma­nos dei­xa­dos de la­do. O re­sul­ta­do da cú­pu­la his­tó­ri­ca re­a­li­za­da on­tem, em Singapura, en­tre o pre­si­den­te nor­te-ame­ri­ca­no, Do­nald Trump, e o lí­der da Co­reia do Nor­te, Kim Jong-un, foi um co­mu­ni­ca­do con­jun­to que pa­re­ce ter agra­da­do am­bas as par­tes, mas que ain­da traz dú­vi­das so­bre sua re­al efe­ti­vi­da­de.

Kim se com­pro­me­te no do­cu­men­to a tra­ba­lhar pa­ra a des­nu­cle­a­ri­za­ção com­ple­ta do país. Trump, por sua vez, afir­ma que pro­te­ge­rá o Nor­te e que sus­pen­de­rá os exer­cí­ci­os mi­li­ta­res con­jun­tos com a Co­reia do Sul, vis­tos co­mo ten­ta­ti­va de in­ti­mi­dar o país de Kim. Por en­quan­to, não há pre­vi­são pa­ra que as san­ções im­pos­tas aos co­re­a­nos por con­ta dos tes­tes nu­cle­a­res se­jam der­ru­ba­das. Mas a Chi­na, sua mai­or par­cei­ra econô­mi­ca, já faz pres­são pa­ra que is­so ocor­ra ra­pi­da­men­te.

Daniel Rus­sel, que ocu­pou o car­go de di­plo­ma­ta pa­ra a Ásia do De­par­ta­men­to de Es­ta­do nor­te-ame­ri­ca­no, dis­se à “Reuters” que a fal­ta de qual­quer re­fe­rên­cia aos mís­seis ba­lís­ti­cos da Co­reia do Nor­te no do­cu­men­to é “gri­tan­te”. “Tro­car nos­sa de­fe­sa da Co­reia do Sul por uma pro­mes­sa é um acor­do de­si­gual que ex-pre­si­den­tes po­de­ri­am ter fei- to, mas se re­cu­sa­ram”, dis­se.

Ou­tros te­mas im­por­tan­tes que fi­ca­ram de fo­ra do co­mu­ni­ca­do é o tra­ta­do de paz da Guer­ra das Co­rei­as, que des­de o fim das dis­pu­tas, em 1953, ain­da não foi as­si­na­do, e ques­tões so­bre tor­tu­ras e cam­pos de con­cen­tra­ção.

Em con­ver­sa com a im­pren­sa, Trump lem­brou do nor­te-ame­ri­ca­no Ot­to Warm­bi­er, que mor­reu no ano pas­sa­do após ser con­de­na­do a 15 anos de pri­são na Co­reia do Nor­te por rou­bar um car­taz com pro­pa­gan­da po­lí­ti­ca no ho­tel em que es­ta­va. “Sem Ot­to, is­so (cú­pu­la) não te­ria acon­te­ci­do. Ele não mor­reu em vão.” O pre­si­den­te dis­se que discutiu di­rei­tos hu­ma­nos com Kim: “Va­mos fa­zer al­go so­bre is­so.”

JO­NATHAN ERNST/REUTERS

Kim e Trump po­sa­ram pa­ra fo­tos on­tem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.