‘ACOR­DO É VA­GO’

Metro Brazil (Espiritu Santo) - -   Mundo -

Pro­fes­sor da Uni­ver­si­da­de Es­ta­du­al de Il­li­nois, nos Es­ta­dos Uni­dos, Ali Ri­az diz que mu­dan­ças se­rão de­mo­ra­das.

A po­si­ção de am­bos le­va­rá a uma paz duradoura?

De­pen­de das me­di­das con­cre­tas nos pró­xi­mos me­ses e anos. A de­cla­ra­ção as­si­na­da pe­lo pre­si­den­te Trump e Kim Jong-un é mui­to ge­ral e va­ga. Não tem subs­tân­cia. Por­tan­to, é ce­do de­mais pa­ra con­cluir se is­so da­rá iní­cio a uma no­va era de paz. Mas a pos­si­bi­li­da­de é mai­or que an­tes. Ações dos dois paí­ses em di­re­ção à des­nu­cle­a­ri­za­ção de­ter­mi­na­rão o cur­so.

Que ações são ne­ces­sá­ri­as pa­ra trans­for­mar pa­la­vras em re­a­li­da­de?

A pri­mei­ra ação que de­mons­tra­rá o com­pro­mis­so com a des­nu­cle­a­ri­za­ção é o aces­so ir­res­tri­to de ins­pe­to­res in­ter­na­ci­o­nais a to­das as ins­ta­la­ções nu­cle­a­res da Co­reia do Nor­te. Não po­de­mos es­que­cer que a Co­reia en­ga­nou a co­mu­ni­da­de internacional so­bre seu pro­gra­ma de ar­mas nu­cle­a­res. Com­pre­en­si­vel­men­te, a des­nu­cle­a­ri­za­ção é um pro­ces­so lon­go, mas de­ve ha­ver cro­no­gra­ma e um pro­ces­so con­fiá­vel.

Que pon­tos vo­cê acha que não fo­ram to­ca­dos du­ran­te a pri­mei­ra reu­nião?

Em­bo­ra o pre­si­den­te Trump te­nha di­to em sua co­le­ti­va de im­pren­sa pós-cú­pu­la que a ques­tão dos di­rei­tos hu­ma­nos foi dis­cu­ti­da, pa­re­ce que ela não re­ce­beu a de­vi­da im­por­tân­cia. A ter­rí­vel si­tu­a­ção na Co­reia do Nor­te não po­de ser ne­gli­gen­ci­a­da. O pre­si­den­te in­di­cou que Kim po­de ser con­vi­da­do pa­ra a Ca­sa Bran­ca. O pon­to mais im­por­tan­te é que os paí­ses con­ti­nu­a­rão a tra­ba­lhar jun­tos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.