Bem-es­tar de­nun­cia aban­do­no de ani­mais

Metro Brazil (Maringa) - - FOCO - METRO MA­RIN­GÁ

É ca­da vez mais fre­quen­te o nú­me­ro de ani­mais aban­do­na­dos nas es­tra­das ru­rais de Ma­rin­gá.

Com a apro­xi­ma­ção do fim do ano e das fé­ri­as, a Se­ma (Se­cre­ta­ria de Meio Am­bi­en­te e Bem-es­tar Ani­mal) pre­vê o au­men­to do aban­do­no, prá­ti­ca con­si­de­ra­da maus-tra­tos em lei mu­ni­ci­pal e com pu­ni­ção de R$ 2 mil por ani­mal.

“Ca­chor­ros e ga­tos são aban­do­na­dos em es­tra­das ru­rais lon­ge de qual­quer abri­go”, diz o di­re­tor de Bem-es­tar Ani­mal, Mar­co Antô­nio Lo­pes de Aze­ve­do. “Mui­tas ve­zes, en­con­tra­mos fê­me­as com os fi­lho­tes sem co­mi­da, água e sob um sol es­cal­dan­te; uma si­tu­a­ção di­fí­cil e que nos en­tris­te­ce.”

Aze­ve­do ain­da afir­ma que a ta­re­fa de re­co­lher os ani­mais aban­do­na­dos nem sem­pre é fá­cil.

Além das es­tra­das ru­rais, a Se­ma aler­ta pa­ra o au­men­to do aban­do­no de cães e ga­tos du­ran­te o pe­río­do de fé­ri­as, nas pró­pri­as re­si­dên­ci­as.

De acor­do com a le­gis­la­ção, tam­bém é con­si­de­ra­do maus-tra­tos a pri­va­ção de ne­ces­si­da­des bá­si­cas, co­mo ali­men­to ade­qua­do e água, e man­ter o ani­mal em re­cin- tos des­pro­vi­dos de lim­pe­za e de­sin­fe­ção.

Fo­ram mais de 1,7 mil de­nún­ci­as aten­di­das pe­lo Bem-es­tar Ani­mal e 389 em an­da­men­to.

A di­re­to­ria apli­cou 31 mul­tas por maus-tra­tos, uma por con­di­ções im­pró­pri­as e emi­tiu 49 ad­ver­tên­ci­as, to­ta­li­zan­do R$ 62,5 mil.

| DI­VUL­GA­ÇÃO

Fê­mea e fi­lho­tes fo­ram en­con­tra­dos em es­tra­da ru­ral

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.