Trei­na­men­to. PMS po­de­rão me­di­ar con­fli­tos

Metro Brazil (Maringa) - - FOCO - METRO CURITIBA

Po­li­ci­ais mi­li­ta­res do Pa­ra­ná se­rão trei­na­dos pa­ra fa­zer a me­di­a­ção co­mu­ni­tá­ria de con­fli­tos. O ter­mo de co­o­pe­ra­ção en­tre o go­ver­no do es­ta­do e o Tri­bu­nal de Jus­ti­ça do Pa­ra­ná foi as­si­na­do na quar­ta-fei­ra. A me­di­a­ção es­tá pre­vis­ta na Re­so­lu­ção 125/10 do CNJ (Con­se­lho Na­ci­o­nal de Jus­ti­ça) e pre­vê que os po­li­ci­ais, ao se­rem cha­ma­dos pa­ra um aten­di­men­to, re­sol­vam o con­fli­to no ato e de for­ma pa­cí­fi­ca. A ideia é que al­gu­mas uni­da­des da PM se­jam trans­for­ma­das em nú­cle­os de me­di­a­ção.

As­sim ocor­rên­ci­as le­ves, co­mo bri­ga de vi­zi­nhos ou per­tur­ba­ção do sos­se­go, não pre­ci­sa­rão vi­rar pro­ces­sos. Pa­ra a co­man­dan­te-ge­ral da PM, co­ro­nel Au­di­le­ne Di­as Ro­cha, a me­di­da dá le­ga­li­da- de à ação. “Nós já fa­zía­mos es­se ti­po de me­di­a­ção, mas a tí­tu­lo de ori­en­ta­ção. Con­fli­tos le­ves se­rão re­sol­vi­dos no lo­cal, sem a ne­ces­si­da­de de ir à de­le­ga­cia e fa­zer o bo­le­tim de ocor­rên­cia”.

Equi­pes de Curitiba e de To­le­do, no oes­te, já re­ce­be­ram o trei­na­men­to. A PM tra­ba­lha com um cro­no­gra­ma pa­ra que to­das as ci­da­des pos­sam im­plan­tar os nú­cle­os.

Tam­bém na quar­ta-fei­ra, a go­ver­na­do­ra Ci­da Borghet­ti san­ci­o­nou a lei que ins­ti­tui o pro­gra­ma Cri­an­ça e Ado­les­cen­te Pro­te­gi­dos, que ga­ran­te o ca­das­tro bi­o­mé­tri­co e a emis­são de do­cu­men­tos de iden­ti­da­de a to­das as cri­an­ças e ado­les­cen­tes ma­tri­cu­la­dos na re­de pú­bli­ca de en­si­no do es­ta­do.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.