Da ca­deia. Cu­nha quer seu man­da­to de vol­ta

Metro Brazil (Porto Alegre) - - Brasil -

O ex-pre­si­den­te da Câ­ma­ra dos Deputados Edu­ar­do Cu­nha (PMDB) en­trou, na quar­ta-fei­ra, com um man­da­do de se­gu­ran­ça no STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral) pe­din­do que sua cas­sa­ção do car­go de de­pu­ta­do fe­de­ral se­ja sus­pen­sa. Cu­nha foi cas­sa­do em 12 de se­tem­bro do ano pas­sa­do com 450 vo­tos a fa­vor, 10 con­tra e 9 abs­ten­ções, de­pois de dez me­ses de tra­mi­ta­ção do pro­ces­so con­tra ele no Con­se­lho de Éti­ca da Câ­ma­ra.

A pe­ti­ção, fei­ta pe­lo ad­vo­ga­do Ri­car­do Pin­to, ar­gu­men­ta que a cas­sa­ção foi de­ci­di­da me­di­an­te um “pa­re­cer”, e não uma “re­so­lu­ção”. No ca­so das re­so­lu­ções, se­gun­do os ad­vo­ga­dos, é pos­sí­vel que se apli­quem pe­nas mais bran­das do que a cas­sa­ção, chan­ce que não foi da­da a Cu­nha.

Cin­co se­ma­nas de­pois de per­der o car­go, Cu­nha foi pre­so pe­la La­va Ja­to, já réu em três pro­ces­sos. Em uma das ações, sob con­du­ção do juiz Sér­gio Mo­ro, ele é acu­sa­do de re­ce­ber 1,31 mi­lhão de fran­cos suí­ços pe­la ven­da de um cam­po de pe­tró­leo no Be­nin, na Áfri­ca, à Pe­tro­bras.

Ao au­to­ri­zar a pri­são, Mo­ro con­si­de­rou que ha­via ris­co de fu­ga ao ex­te­ri­or e obs­tru­ção das in­ves­ti­ga­ções pe­lo ex-de­pu­ta­do.

Cu­nha pe­de pa­ra o STF “reins­ti­tuir o im­pe­tran­te [Cu­nha] no man­da­to de De­pu­ta­do Fe­de­ral, ao me­nos até que se­ja jul­ga­do o mé­ri­to da pre­sen­te ação”. A de­fe­sa afir­ma que a mes­ma “fer­ra­men­ta re­gi­men­tal” (re­so­lu­ção) per­mi­tiu que a ex-pre­si­den­te Dil­ma Rous­seff (PT) so­fres­se o im­pe­a­ch­ment, mas não per­des­se seus di­rei­tos po­lí­ti­cos.

Qu­an­do Cu­nha per­deu o man­da­to, os pro­ces­sos da La­va Ja­to que cor­ri­am con­tra ele saí­ram do STF de­vi­do à per­da do fo­ro pri­vi­le­gi­a­do. Em te­se, as ações vol­ta­ri­am ao Su­pre­mo se ele re­cu­pe­ras­se o car­go.

| LUIS MACEDO/C­MA­RA DOS DEPUTADOS

Cu­nha dis­cur­sa no dia da cas­sa­ção, em se­tem­bro

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.