Veí­cu­los. In­dús­tria re­duz pro­je­ção de cres­ci­men­to

Metro Brazil (Porto Alegre) - - Economia -

As mon­ta­do­ras pre­ve­em al­ta de 4% na ven­da de au­to­mó­veis, co­mer­ci­ais le­ves, ca­mi­nhões e ôni­bus no­vos nes­te ano, pa­ra 2,13 mi­lhões de uni­da­des. A pro­je­ção foi apre­sen­ta­da on­tem pe­la An­fa­vea, que re­pre­sen­ta as em­pre­sas ins­ta­la­das no país.

A ex­pec­ta­ti­va da en­ti­da­de era di­vul­gar pro­je­ções mais oti­mis­tas es­te ano, mas a ins­ta­bi­li­da­de po­lí­ti­ca e os nú­me­ros da eco­no­mia fi­ze­ram o se­tor ser mais cau­te­lo­so de­pois de so­frer em 2016 a quar­ta que­da con­se­cu­ti­va nas ven­das.

“Tí­nha­mos uma pre­vi­são que se­ria um nú­me­ro mais for­te (pa­ra ven­das), mas ago­ra re­du­zi­mos pa­ra 4% em fun­ção do am­bi­en­te ma­cro­e­conô­mi­co e, prin­ci­pal­men­te, o am­bi­en­te po­lí­ti­co que es­ta­mos en­fren­tan­do”, afir­mou An­to­nio Me­ga­le, pre­si­den­te da An­fa­vea.

Ape­sar da pro­je­ção con­ti­da nas ven­das no mer­ca­do in­ter­no nes­te ano, a ex­pec­ta­ti­va pa­ra a pro­du­ção é mais vi­go­ro­sa, de cres­ci­men­to de 11,9%, pa­ra 2,41 mi­lhões de uni­da­des. Em 2016, a pro­du­ção afun­dou 11,2%.

Par­te da di­fe­ren­ça en­tre ven­das e pro­du­ção foi atri­buí­da a um es­pe­ra­do au­men­to de 7,2% das ex­por­ta­ções bra­si­lei­ras de veí­cu­los em 2017, pa­ra 558 mil uni­da­des.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.