Ata­que dei­xa qua­tro mor­tos em Je­ru­sa­lém

Is­ra­el. Pa­les­ti­no avan­çou com ca­mi­nhão so­bre gru­po de sol­da­dos em pon­to de ôni­bus. Ou­tros 17 fi­ca­ram feridos. Ne­tanyahu afir­ma que au­tor de aten­ta­do apoi­a­va Es­ta­do Is­lâ­mi­co

Metro Brazil (Porto Alegre) - - Mundo -

Qua­tro sol­da­dos is­ra­e­len­ses fo­ram mor­tos quan­do um ca­mi­nhão atro­pe­lou um gru­po de mi­li­ta­res na zo­na oes­te de Je­ru­sa­lém, sob con­tro­le de Is­ra­el. As ví­ti­mas são três mu­lhe­res e um ho­mem, atin­gi­dos en­quan­to es­ta­vam em um pon­to de ôni­bus em Ar­mon Ha­nat­ziv, área que vi­ve sob cons­tan­te ten­são com pa­les­ti­nos. Ou­tros 17 fi­ca­ram feridos.

A po­lí­cia iden­ti­fi­cou o con­du­tor co­mo um pa­les­ti­no do les­te de Je­ru­sa­lém e in­for­mou que ele foi mor­to a ti­ros. Se­gun­do a agên­cia de no­tí­ci­as pa­les­ti­na “Ma­an”, o mo­to­ris­ta era Fa­di Ah­mad Ham­dan, um pa­les­ti­no re­si­den­te do bair­ro de Ja­bal Mu­ka­ber.

O ata­que ti­nha co­mo al­vo sol­da­dos is­ra­e­len­ses que de­sem­bar­ca­vam de um ôni­bus. “É um ata­que ter­ro­ris­ta, um ata­que de co­li­são”, afir­mou uma por­ta-voz da po­lí­cia.

O pri­mei­ro-mi­nis­tro de Is­ra­el, Ben­ja­min Ne­tanyahu, vi­si­tou o lo­cal e dis­se que o au­tor do aten­ta­do era sim­pa­ti­zan­te do Es­ta­do Is­lâ­mi­co.

“Co­nhe­ce­mos a iden­ti­da­de do au­tor do ata­que que, se­gun­do to­das as in­di­ca­ções, apoia o Es­ta­do Is­lâ­mi­co”, afir­mou. Ne­tanyahu con­vo­cou o ga­bi­ne­te de se­gu­ran­ça pa­ra dis­cu­tir a res­pos­ta de Is­ra­el.

O pre­miê afir­mou que tal­vez exis­ta uma co­ne­xão do ata­que em Is­ra­el com os aten­ta­dos ter­ro­ris­tas que tam­bém usa­ram ca­mi­nhões na Fran­ça, em ju­lho, e na Ale­ma­nha, em de­zem­bro. “Da Fran­ça e Ber­lim e ago­ra, Je­ru­sa­lém”.

O gru­po pa­les­ti­no Ha­mas elo­gi­ou o ata­que em Is­ra­el, mas não as­su­miu a res­pon­sa­bi­li­da­de pe­lo ato. O por­ta-voz Ab­dul-La­tif Qa­nou qua­li­fi­cou o ata­que co­mo “he­roi­co” e in­cen­ti­vou ou­tros pa­les­ti­nos a “au­men­tar a re­sis­tên­cia”.

Um mo­to­ris­ta de ôni­bus que tes­te­mu­nhou o in­ci­den- te afir­mou a uma rá­dio que o ca­mi­nhão se cho­cou con­tra um gru­po de sol­da­dos, e que eles ati­ra­ram con­tra o mo­to­ris­ta, que deu ré e pas­sou por ci­ma de­les mais uma vez. “Eles ati­ra­ram ne­le, até neu­tra­li­zá-lo”, dis­se o mo­to­ris­ta de ôni­bus, que se iden­ti­fi­cou ape­nas co­mo Moshe.

| RONEN ZVULUN/REUTERS

Ata­que em Ar­mon Ha­nat­ziv ti­nha co­mo al­vo sol­da­dos is­ra­e­len­ses

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.