DIA DE RE­DA­ÇÃO

Ves­ti­bu­lar da UFRGS te­ve on­tem dia de tran­qui­li­da­de an­tes da pro­va que cos­tu­ma ti­rar o so­no dos can­di­da­tos

Metro Brazil (Porto Alegre) - - Front Page -

O pri­mei­ro dia do ves­ti­bu­lar da UFRGS (Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral do Rio Gran­de do Sul), on­tem, foi mar­ca­do por tran­qui­li­da­de em Por­to Ale­gre, ape­sar de al­guns con­ges­ti­o­na­men­tos no en­tor­no dos lo­cais que con­cen­tram mais es­tu­dan­tes. Ho­je, a par­tir das 8h30, os can­di­da­tos en­ca­ram a pro­va de lín­gua por­tu­gue­sa e a te­mi­da – pa­ra mui­tos – re­da­ção.

Não fo­ram re­gis­tra­dos in­ci­den­tes on­tem tam­bém em Ben­to Gon­çal­ves, Im­bé e Tra­man­daí, on­de ocor­rem as pro­vas. A abs­ten­ção do pri­mei­ro dia se­rá di­vul­ga­da na ma­nhã de ho­je. Mais de 33 mil can­di­da­tos ins­cri­tos eram es­pe­ra­dos on­tem pa­ra re­a­li­zar as pro­vas de fí­si­ca, li­te­ra­tu­ra de lín­gua por­tu­gue­sa e lín­gua es­tran­gei­ra.

No Co­lé­gio Júlio de Cas­ti­lhos, ape­nas um can­di­da­to apa­re­ceu após o fe­cha­men­to dos por­tões, às 8h30. Pau­lo Apa­re­ci­do, 38 anos, que ten­ta­va uma va­ga em me­di­ci­na, che­gou 10 mi­nu­tos de­pois. Ele nem ten­tou ar­gu­men­tar com os se­gu­ran­ças pa­ra en­trar.

O rei­tor Rui Vi­cen­te Op­per­mann des­ta­cou a tran­qui­li­da­de da ma­nhã de pro­vas. “Estamos sa­tis­fei­tos com es­te pri­mei­ro dia. Pu­de­mos per­ce­ber que os can­di­da­tos se­gui­ram as ori­en­ta­ções e des­lo­ca­ram-se com an­te­ce­dên­cia, evi­tan­do cor­re­ri­as de úl­ti­ma ho­ra. O trân­si­to em Por­to Ale­gre tam­bém aju­dou”, ana­li­sou Op­per­mann. Já a pre­si­den­te da Co­mis­são Per­ma­nen­te de Se­le­ção, Ma­ria Adé­lia Pi­nhal de Car­los, lem­brou que nes­ta se­gun­da-fei­ra o trân­si­to na ca­pi­tal é mais in­ten­so e que os es­tu­dan­tes de­vem fi­car aten­tos e sair mais ce­do de ca­sa.

Op­per­mann vi­si­tou al­guns lo­cais de pro­va em Por­to Ale­gre. Ele es­te­ve na Fa­bi­co (Fa­cul­da­de de Bi­blio- te­co­no­mia e Co­mu­ni­ca­ção), um dos pré­di­os com aces­si­bi­li­da­de pa­ra can­di­da­tos com de­fi­ci­ên­cia. Des­de 1994, quan­do foi ins­ti­tuí­da a pro­va em brai­le, a UFRGS vem am­pli­an­do a ofer­ta de ser­vi­ços a pes­so­as com de­fi­ci­ên­cia, com o ob­je­ti­vo de pro­mo­ver equi­da­de de aces­so à uni­ver­si­da­de.

Lis­tão até dia 21

Os ga­ba­ri­tos das pro­vas de on­tem fo­ram di­vul­ga­dos às 17h no si­te www.ves­ti­bu­lar. ufrgs.br. A par­tir de ho­je à tar­de, os ves­ti­bu­lan­dos po­de­rão aces­sar as fo­lhas óti­cas das pro­vas do dia an­te­ri­or no Por­tal do Can­di­da­to.

O ves­ti­bu­lar te­rá ama­nhã bi­o­lo­gia, quí­mi­ca e ge­o­gra­fia. No úl­ti­mo dia, quar­ta-fei­ra, o con­cur­so se en­cer­ra com as pro­vas de his­tó­ria e de ma­te­má­ti­ca. O lis­tão com os no­mes dos apro­va­dos se­rá di­vul­ga­do até 21 de ja­nei­ro.

| JOÃO MAT­TOS/ES­PE­CI­AL

No Co­lé­gio Júlio de Cas­ti­lhos, na ca­pi­tal, ape­nas uma pes­soa se atra­sou on­tem; abs­ten­ção do pri­mei­ro dia se­rá di­vul­ga­da ho­je pe­la ma­nhã

| JOÃO MAT­TOS/ES­PE­CI­AL

Mi­nu­tos an­tes da aber­tu­ra dos por­tões, Co­lé­gio Júlio de Cas­ti­lhos ti­nha cen­te­nas de can­di­da­tos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.