GU­A­DA­LA­JA­RA

Metro Brazil (Porto Alegre) - - Turismo - CAR­LOS MINUANO SÃO PAU­LO

bém exis­te um bo­ca­do de la­zer e cul­tu­ra em Gu­a­da­la­ja­ra”, ga­ran­te Ma­nu­el Me­jia, que há 15 anos foi de Mi­cho­a­cán, no su­do­es­te do Mé­xi­co, pa­ra a ca­pi­tal de Ja­lis­co.

Uma vi­si­ta ao cen­tro his­tó­ri­co é obri­ga­tó­ria, diz ele. En­tre as op­ções de pas­sei­os tem o pa­lá­cio do go­ver­no, o mu­seu re­gi­o­nal e a his­tó­ri­ca ca­te­dral de Gu­a­da­la­ja­ra, cons­tru­ção que mes­cla in­fluên­ci­as gó­ti­cas e bar­ro­cas. E tem ain­da o te­a­tro De­gol­la­do, se­de da or­ques­tra fi­larmô­ni­ca do Estado e de um ba­da­la­do festival anu­al de ma­ri­a­chis.

“Os gru­pos de ma­ri­a­chis são uma tra­di­ção lo­cal”, con­ta. E es­tão por to­da a par­te. Com o ter­ni­nho pre­to e gi­gan­tes­cos som­bre­ros, os mú­si­cos des­fi­lam o can­ci­o­nei­ro po­pu­lar me­xi­ca­no nas pra­ças, ru­as, ba­res e on­de vo­cê me­nos es­pe­rar.

Me­jia fa­la com ex­pe­ri­ên­cia no as­sun­to. Há cin­co anos ele é res­pon­sá­vel por re­ce­ber tu­ris­tas na ci­da­de. Atu­al­men­te tra­ba­lha no ho­tel Mo­ra­les, an­ti­ga hos­pe­da­gem de tou­rei­ros, lo­ca­li­za­do ao la­do da pra­ça on­de ocor­ri­am os com­ba­tes.

Mu­seus e ‘re­cu­er­dos’

Ou­tro im­por­tan­te pon­to tu­rís­ti­co é o hos­pí­cio Ca­bañas, an­ti­go hos­pi­tal e ago­ra ins­ti­tu­to cul­tu­ral que cha­ma a aten­ção pe­la ar­qui­te­tu­ra. Cons­truí­do no iní­cio do sé­cu­lo 19 pa­ra ór­fãos, ido­sos, de­fi­ci­en­tes e do­en­tes em ge­ral, foi quar­tel du­ran­te a Guer­ra da In­de­pen­dên­cia me­xi­ca­na.

O com­ple­xo, com qua­se 23,5 mil m2, é re­co­nhe­ci­do des­de 1997 co­mo Pa­trimô­nio His­tó­ri­co da Hu­ma­ni­da­de. O mu­seu abri­ga ain­da uma co­le­ção de afres­cos de Jo­sé Oroz­co, prin­ci­pal no­me do mu­ra- lis­mo me­xi­ca­no.

Ou­tra di­ca va­li­o­sa: não vá em­bo­ra sem com­prar uns “re­cu­er­dos” no mer­ca­do San Ju­an de Di­os. Nes­sa “fei­ra de Aca­ri me­xi­ca­na”, po­de acre­di­tar, tem de tu­do, e bem ba­ra­ti­nho.

Afres­co de Jo­sé Oroz­co no te­to do hos­pí­cio Ca­bañas

Hos­pí­cio Ca­bañas é Pa­trimô­nio da Hu­ma­ni­da­de des­de 1997

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.