‘Es­ti­lo’ é o te­ma da re­da­ção no ves­ti­bu­lar da UFRGS

Metro Brazil (Porto Alegre) - - Foco -

Os alu­nos ins­cri­tos no ves­ti­bu­lar da UFRGS (Uni­ver­si­da­de Fe­de­ral do Rio Gran­de do Sul) en­fren­ta­ram on­tem a pro­va de re­da­ção. Jun­ta­men­te à pro­va de por­tu­guês, re­da­ção é a úni­ca que tem pe­so três pa­ra to­dos os cur­sos.

A te­má­ti­ca da re­da­ção era so­bre a imi­ta­ção e a pro­du­ção de um es­ti­lo pró­prio. O enun­ci­a­do con­tou com ci­ta­ções do es­cri­tor mo­çam­bi­ca­no Mia Cou­to e da can­to­ra Elis Re­gi­na, além de uma re­fle­xão do fi­ló­so­fo fran­cês Robert Du­four, pa­ra o qual “es­ti­lo no mundo atu­al é não ter es­ti­lo”.

A pro­fes­so­ra de re­da­ção do Uni­ver­si­tá­rio Ma­ria Te­re­sa Fa­ria dis­se que o te­ma con­diz com os de ou­tras pro­vas da UFRGS. “Há mui­to tem­po a UFRGS in­sis­te nes­sa abor­da­gem que im­pli­ca es­co­lha. Es­se ti­po de tex­to de pro­po­si­ção per­mi­te que o alu­no atin­ja um dos cri­té­ri­os de ava­li­a­ção da uni­ver­si­da­de, que é o in­ves­ti­men­to au­to­ral.”

A pro­fes­so­ra de re­da­ção Luí­sa Ca­nel­la co­men­tou que a es­tru­tu­ra do tex­to era uma ca­rac­te­rís­ti­ca im­por­tan­te a ser se­gui­da. Por con­ter uma ideia de o que é es­ti­lo pa­ra ca­da alu­no, a pro­pos­ta per­mi­tia o uso de pri­mei­ra pes­soa no tex­to. So­bre a ava­li­a­ção das re­da­ções, Luí­sa acre­di­ta que se­rão pou­cas fu­gas ao te­ma, er­ro que faz ze­rar a no­ta do es­tu­dan­te. De acor­do com ela, o prin­ci­pal pro­ble­ma de­ve apa­re­cer em ex­ces­so de des­cri­ção ou tex­tos mui­to cir­cu­la­res, que não apre- sen­tam ar­gu­men­ta­ção.

O ín­di­ce de abs­ten­ção re­gis­tra­do no pri­mei­ro dia do ves­ti­bu­lar, no do­min­go, foi de 16,47%. Em 2016, a abs­ten­ção ha­via si­do mai­or, de 20,16%. A UFRGS ofe­re­ce mais de 4 mil va­gas em 91 cur­sos. O ves­ti­bu­lar se­gue ho­je com as pro­vas de bi­o­lo­gia, quí­mi­ca e ge­o­gra­fia. O con­cur­so se en­cer­ra ama­nhã com as pro­vas de his­tó­ria e de ma­te­má­ti­ca.

| JOÃO MATTOS/ES­PE­CI­AL

Pro­vas se­rão re­a­li­za­das até ama­nhã

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.