Em 2017. Eco­no­mia cres­ce­rá me­nos de 0,5%, diz Mei­rel­les

Metro Brazil (Porto Alegre) - - Economia - | MAR­CE­LO CA­MAR­GO/ABR

O mi­nis­tro da Fa­zen­da, Hen­ri- que Mei­rel­les, ad­mi­tiu que a eco­no­mia bra­si­lei­ra cres­ce­rá me­nos do que o es­pe­ra­do nes­te ano. Se­gun­do o mi­nis­tro, o PIB te­rá ex­pan­são de um pou­co me­nos de 0,5% em 2017. A a pro­je­ção ofi­ci­al se­rá di­vul­ga­da nas pró­xi­mas se­ma­nas.

“A pre­vi­são pa­ra o PIB (des­te ano) é um pou­co me­nor do que 0,5%, mas cer­ta­men­te se­rá po­si­ti­vo”, afir­mou Mei­rel­les.

A eco­no­mia dá si­nais de re­cu­pe­ra­ção, po­rém ain­da não con­sis­ten­tes, em meio à in­ten­sa cri­se po­lí­ti­ca que ali­men­tou te­mo­res de que o an­da­men­to das re­for­mas tra­ba­lhis­ta e da Pre­vi­dên­cia no Con­gres­so se­rá afe­ta­do.

Mei­rel­les dis­se ain­da que a eco­no­mia vai cres­cer cer­ca de 2% no quar­to tri­mes­tre des­te ano quan­do com­pa­ra­do com igual pe­río­do de 2016, abai­xo da es­ti­ma­ti­va an­te­ri­or de 2,7%. “Se­rá aci­ma de 2% ain­da”, afir­mou.

As es­ti­ma­ti­vas de eco­no­mis­tas con­sul­ta­dos pe­lo Ban­co Cen­tral são de cres- ci­men­to do PIB de 0,39% e 2,10% nes­te ano e em 2018, res­pec­ti­va­men­te.

Au­men­to de im­pos­tos

Di­an­te des­se ce­ná­rio de me­nor ex­pan­são da ati­vi­da­de, que afe­ta a ar­re­ca­da­ção, o mi­nis­tro re­pe­tiu que se for ne­ces­sá­rio, ha­ve­rá au­men­to de im­pos­tos. Um que es­tá na me­sa pa­ra aná­li­se é a Ci­de so­bre com­bus­tí­veis, que não pre­ci­sa­ria do aval do Con­gres­so pa­ra ter a alí­quo­ta ele­va­da.

Mi­nis­tro diz que ha­ve­rá al­ta de tri­bu­to, se for ne­ces­sá­rio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.