Alu­guel que ven­ce em ju­lho pode fi­car mais ba­ra­to

Metro Brazil (Porto Alegre) - - Economia -

O IGP-M, ín­di­ce de in­fla­ção usa­do pa­ra re­a­jus­tar a mai­o­ria dos con­tra­tos de alu­guel, en­cer­rou os 12 me­ses até ju­nho em que­da de 0,78%. O in­di­ca­dor não fi­ca­va ne­ga­ti­vo des­de ja­nei­ro de 2010 (-0,67%), se­gun­do pes­qui­sa da FGV (Fun­da­ção Ge­tu­lio Var­gas).

Com is­so, con­tra­tos de lo­ca­ção re­si­den­ci­al com ani­ver­sá­rio em ju­lho po­de­rão ter re­du­ção de va­lor. Mark Turn­bull, di­re­tor de Ges­tão Pa­tri­mo­ni­al e Lo­ca­ção do Se­co­vi-SP, ex­pli­ca que o pro­pri­e­tá­rio do imó­vel é obri­ga­do a re­du­zir o alu­guel.

Se­gun­do Turn­bull, a mai­or par­te dos con­tra­tos re­si­den­ci­ais não de­fi­ne que o re­a­jus­te pe­la in­fla­ção ocor­re­rá ape­nas se ela for por po­si­ti­va. “A re­du­ção alu­guel pode não ser apli­ca­da só se o pro­pri­e­tá­rio ti­ver co­lo­ca­do no con­tra­to que só va­le a va­ri­a­ção po­si­ti­va do IGP-M, mas is­so tam­bém é ques­ti­o­ná­vel ju­ri­di­ca­men­te”, afir­ma.

Pa­ra atu­a­li­zar um alu­guel de R$ 1.500,00 que vi­go­rou até ju­nho de 2017, mul­ti­pli­ca-se es­se va­lor por 0,9922. O re­sul­ta­do, R$ 1.488,30, é o va­lor do alu­guel de ju­nho a ser pa­go no fi­nal do mês de ju­lho ou iní­cio de agos­to.

No­vos con­tra­tos

O di­re­tor do Se­co­vi-SP acres­cen­ta que o ce­ná­rio con­ti­nua ain­da fa­vo­rá­vel pa­ra qu­em vai ne­go­ci­ar um novo con­tra­to de alu­guel. Nos úl­ti­mos 12 me­ses até maio, o ín­di­ce Fi­peZap apon­ta re­cuo no­mi­nal de 1,65% no pre­ço mé­dio de lo­ca­ção.

Se­gun­do Turn­bull, o rit­mo de que­da de pre­ços vem di­mi­nuin­do, in­di­can­do uma pe­que­na re­a­ção do mer­ca­do “Não é uma cur­va des­cen­te for­te, uma vez que o mer­ca­do vem re­a­gin­do aos pou­cos. A nos­sa ex­pec­ta­ti­va é que a si­tu­a­ção co­me­ce a mu­dar nos pró­xi­mos 12 me­ses”, afir­mou o di­re­tor.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.