70 mil veí­cu­los de­vem ir ao li­to­ral

Mo­vi­men­to in­ten­so. Du­ran­te to­do o fe­ri­a­do, mais de 100 mil car­ros po­de­rão usar a fre­eway. Ope­ra­ção Vi­a­gem Se­gu­ra começa ho­je

Metro Brazil (Porto Alegre) - - Foco -

A Triun­fo Con­ce­pa es­ti­ma que 70 mil veí­cu­los de­vem usar a fre­eway pa­ra ir ao li­to­ral en­tre ho­je e ama­nhã. Pa­ra fis­ca­li­zar o mo­vi­men­to do fe­ri­a­do do Dia da In­de­pen­dên­cia, começa na ma­dru­ga­da de ho­je mais uma edi­ção da Ope­ra­ção Vi­a­gem Se­gu­ra.

Pa­ra o in­te­ri­or, a es­ti­ma­ti­va é de que 18 mil sai­am ho­je da ca­pi­tal e mais 17 mil ama­nhã, to­ta­li­zan­do 35 mil au­to­mó­veis. Ao to­do, de­vem se­guir 105 mil veí­cu­los pe­la fre­eway.

O mo­vi­men­to in­ten­so das ro­do­vi­as dei­xa as au­to­ri­da­des aten­tas. Na úl­ti­ma dé­ca­da, a mé­dia de mor­tes nas es­tra­das du­ran­te o 7 de Se­tem­bro foi de 6,6 por dia, me­nor do que a mé­dia ge­ral dos fins de se­ma­na: 7,2 mor­tes diá­ri­as.

No ano pas­sa­do, ape­nas três pes­so­as mor­re­ram du- ran­te o 7 de Se­tem­bro.

A Vi­a­gem Se­gu­ra envolve o De­tran, a Po­lí­cia Ro­do­viá­ria Fe­de­ral, a Po­lí­cia Ci­vil, Bri­ga­da Mi­li­tar e o Co­man­do Ro­do­viá­rio da Bri­ga­da. Em Por­to Ale­gre, a EPTC (Em­pre­sa Pú­bli­ca de Trans­por­te e Cir­cu­la­ção) faz a fis­ca­li­za­ção. Os tra­ba­lhos vão até do­min­go.

Des­fi­le al­te­ra trân­si­to

Ama­nhã, ocor­re o tra­di­ci­o­nal des­fi­le de 7 de Se­tem­bro, que ce­le­bra a In­de­pen­dên­cia do Bra­sil, a par­tir das 10h, na ave­ni­da Ed­val­do Pe­rei­ra Pai­va.

Em de­cor­rên­cia do des­fi­le, a EPTC in­for­ma que a ave­ni­da se­rá blo­que­a­da to­tal­men­te no tre­cho en­tre a Ró­tu­la das Cui­as e o vi­a­du­to Ab­di­as do Nas­ci­men­to a par­tir das 6h. O tre­cho res­tan­te não te­rá mu­dan­ças.

A ave­ni­da Pa­dre Ca­ci­que se­rá blo­que­a­da par­ci­al­men­te no tre­cho do Mu­seu Ibe­rê Camargo, as­sim co­mo a Ipi­ran­ga en­tre Bor­ges de Me­dei­ros e a Ed­val­do Pe­rei­ra Pai­va. A rua Au­gus­to de Car­va­lho tam­bém se­rá par­ci­al­men­te fe­cha­da. Ou­tra al­te­ra­ção é o es­trei­ta­men­to de pis­ta na Pa­dre Ca­ci­que, en­tre o vi­a­du­to Pi­nhei­ro Bor­da e o mu­seu.

Tem­po es­tá­vel no Es­ta­do

Ape­sar da ins­ta­bi­li­da­de do co­me­ço da se­ma­na, o fe­ri­a­dão de­ve ser de tem­po bom e es­tá­vel em to­do o Es­ta­do.

Em Por­to Ale­gre, não cho­ve até do­min­go, e a tem­pe­ra­tu­ra de­ve se man­ter em tor­no dos 30ºC, as­sim co­mo na ser­ra gaú­cha. Já no li­to­ral nor­te, tam­bém não há pre­vi­são de chu­va, mas a tem­pe­ra­tu­ra de­ve ser um pou­co mais ame­na, com as má­xi­mas en­tre 20ºC e 25ºC.

Co­ber­tu­ra

Os veí­cu­los do Gru­po Ban­dei­ran­tes vão co­brir a mo­vi­men­ta­ção do fe­ri­a­dão du­ran­te a pro­gra­ma­ção da Rá­dio Ban­dei­ran­tes FM 94.9 e AM 640, BandNews FM 99.3 e nos es­pa­ços lo­cais da Band TV. Nas re­des so­ci­ais, a hash­tag #vai­na­boa vai es­tar presente nas pos­ta­gens do Twit­ter e Fa­ce­bo­ok.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.