MÁ­RIO EN­QUA­DRA­DO

‘MA­CU­NAÍ­MA’ E ‘AMAR, VER­BO INTRANSITIVO’ GA­NHAM VER­SÃO EM HQ

Metro Brazil (Porto Alegre) - - Front Page -

Uma das prin­ci­pais men­tes a re­fle­tir so­bre o Bra­sil do pon­to de vis­ta mo­der­nis­ta, Má­rio de Andrade (18931945) tem du­as de su­as mais im­por­tan­tes obras re­vis­ta na for­ma de his­tó­ri­as em qua­dri­nhos - e com ilus­tra­ções de dois ar­tis­tas gaú­chos.

A pri­mei­ra obra é “Amar, Ver­bo Intransitivo”, que ga­nhou adap­ta­ção com ro­tei­ro de Ivan Jaf e de­se­nhos de Elo­ar Gu­az­zel­li.

A his­tó­ria se­gue tal qual a ima­gi­na­da por Andrade, que cau­sou re­bu­li­ço nos anos 1920 ao nar­rar a sa­ga de uma ale­mã con­tra­ta­da por um in­dus­tri­al pau­lis­ta pa­ra cui­dar da ini­ci­a­ção se­xu­al de seu fi­lho mais ve­lho, al­te­ran­do as di­nâ­mi- cas so­ci­ais den­tro da ca­sa da fa­mí­lia.

O apre­ço ao original se vê na trans­po­si­ção fi­el dos tex­tos aos ba­lões – mes­mo cui­da­do de­po­si­ta­do na ver­são de “Ma­cu­naí­ma” es­cri­ta e de­se­nha­da pe­lo por­to-ale- gren­se Ro­dri­go Ro­sa.

Os qua­dri­nhos apostam nos tons ala­ran­ja­dos pa­ra re­con­tar a tra­je­tó­ria do per­so­na­gem-tí­tu­lo, cri­a­do em 1928 a par­tir de uma mis­tu­ra de in­for­ma­ções do au­tor em tor­no de folclore, len­das, mi­tos in­dí­ge­nas e cau­sos po­pu­la­res.

Ma­cu­naí­ma é um an­ti-he­rói des­bo­ca­do, pre­gui­ço­so, lu­xu­ri­o­so e men­ti­ro­so, apre­sen­ta­do por Andrade co­mo uma sín­te­se do bra­si­lei­ro. É um per­so­na­gem que se en­cai­xa bem na es­té­ti­ca das HQs, apos­tan­do no tom bem-hu­mo­ra­do e fan­tás­ti­co da obra original e com uma nar­ra­ti­va frag­men­ta­da vol­ta­da ao pú­bli­co in­fan­to­ju­ve­nil.

O pre­gui­ço­so an­ti-he­rói Ma­cu­naí­ma

| DI­VUL­GA­ÇÃO

Re­lei­tu­ra de an­ti- he­rói cri­a­do em 1928 é vol­ta­da a pú­bli­co jo­vem

“MA­CU­NAÍ­MA” RO­DRI­GO RO­SA (A PAR­TIR DE MÁ­RIO DE ANDRADE) ÁTICA R$ 45,50

“AMAR, VER­BO INTRANSITIVO” IVAN JAF E ELO­AR GUAZELLI ÁTICA R$ 45,50

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.