País cria pla­no pa­ra pre­ve­nir os sui­cí­di­os

Nú­me­ro de ca­sos te­ve sal­to de 12% en­tre 2011 e 2015, o que pre­o­cu­pa au­to­ri­da­des da saúde

Metro Brazil (Porto Alegre) - - Front Page -

Os ca­sos de sui­cí­dio no Bra­sil su­bi­ram 12% en­tre 2011 e 2015: o nú­me­ro foi de 10.490 no pri­mei­ro ano do le­van­ta­men­to e de 11.736 no úl­ti­mo. Nes­se pe­río­do, 55.649 ci­da­dãos ti­ra­ram a pró­pria vi­da.

Nos anos do le­van­ta­men­to dos da­dos do Mi­nis­té­rio da Saúde, os ho­mens fo­ram os que mais mor­re­ram por sui­cí­dio: 79%. As mu­lhe­res re­pre­sen­tam 21% dos sui­cí­di­os con­su­ma­dos, mas são elas que mais ten­ta­ram ti­rar a pró­pria vi­da: 33,2 mil – 69%. Os da­dos são do pri­mei­ro Bo­le­tim Epi­de­mi­o­ló­gi­co de Ten­ta­ti­vas e Óbi­tos por Sui­cí­dio no Bra­sil, di­vul­ga­do on­tem.

“A no­ti­fi­ca­ção de ca­sos é mui­to im­por­tan­te, pa­ra que con­si­ga­mos vi­su­a­li­zar on­de se en­con­tram as re­giões com mai­o­res in­di­ca­do­res e reu­nir es­for­ços pa­ra di­mi­nuir as ta­xas de sui­cí­dio”, dis­se à Agên­cia Saúde a di­re­to­ra do De­par­ta­men­to de Do­en­ças e Agra­vos Não Trans­mis­sí­veis do Mi­nis­té­rio da Saúde, Ma­ria de Fá­ti­ma Ma­ri­nho.

A psi­ca­na­lis­ta mem­bro da So­ci­e­da­de de Psi­ca­ná­li­se de Bra­sí­lia Daniela Pri­e­to co­me­mo­ra a ini­ci­a­ti­va do mi­nis­té- rio de co­lher e di­vul­gar os da­dos, mas diz que os ca­sos de sui­cí­dio ain­da são sub­no­ti­fi­ca­dos. “Ge­ral­men­te, os ca­sos que são re­gis­tra­dos co­mo sui­cí­dio são os de en­for­ca­men­to, por­que fi­ca mais di­fí­cil de ca­mu­flar. Em mui­tas ten­ta­ti­vas, prin­ci­pal­men­te com me­di­ca­ção, as pes­so­as nem vão pa­ra o pronto-so­cor­ro e não são so­cor­ri­das ‘ofi­ci­al­men­te’.”

Pre­ven­ção

Nos mu­ni­cí­pi­os em que há CAPs (Cen­tros de Apoio Psi­cos­so­ci­al), o ris­co de sui­cí­dio é 14% me­nor – is­so re­for­ça que ele po­de ser evi­ta­do.

Pa­ra atin­gir a me­ta de re­du­zir 10% o nú­me­ro de mor­tes por sui­cí­dio até 2020, o ór­gão pre­pa­ra o Pla­no Na­ci­o­nal de Pre­ven­ção do Sui­cí­dio. Há ações pro­gra­mas, co­mo o lan­ça­men­to anu­al do bo­le­tim epi­de­mi­o­ló­gi­co, ca­pa­ci­ta­ção de pro­fis­si­o­nais e ex­pan­são dos Caps em re­giões de ris­co.

Car­ti­lhas pa­ra ori­en­ta­ção so­bre co­mo fa­lar do as­sun­to di­re­ci­o­na­das pa­ra jor­na­lis­tas, pro­fis­si­o­nais da saúde e a po­pu­la­ção em ge­ral es­tão dis­po­ní­veis no si­te ofi­ci­al.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.