CVV: de por­tas (e co­ra­ção) aber­tos pa­ra es­cu­tar

Metro Brazil (Porto Alegre) - - Brasil -

Mi­lha­res de pes­so­as atu­am pe­lo país no CVV (Cen­tro de Va­lo­ri­za­ção da Vi­da). É um ser­vi­ço te­lefô­ni­co – even­tu­al­men­te pre­sen­ci­al – que ga­ran­te si­gi­lo ab­so­lu­to a quem quer de­sa­ba­far sen­do ou­vi­do sem jul­ga­men­tos. Es­sa é a in­ten­ção:que as pes­so­as se sin­tam à von­ta­de pa­ra con­ver­sar e co­lo­car pa­ra fo­ra seus pro­ble­mas.

O vo­lun­tá­rio Már­cio Pei­xo­to, 43 anos, que atua em Bra­sí­lia, ex­pli­ca que o tra­ba­lho do CVV é di­fe­ren­te de um bate-papo com um ami­go, e não é uma te­ra­pia. “O CVV não jul­ga, não dá con­se­lho. O CVV ten­ta ser pa­ra as pes­so­as um es­pa­ço de es­cu­ta”, ex­pli­ca.

O CVV es­tá presente em 18 Es­ta­dos além do Dis­tri­to Fe­de­ral e há di­fe­ren­tes for­mas de aten­di­men­to além do pre­sen­ci­al – as pes­so­as, por exem­plo, po- dem pro­cu­rar apoio emo­ci­o­nal por meio dos te­le­fo­nes 188 e 141 e por chat no si­te ofi­ci­al.

Em Por­to Ale­gre, a ins­ti­tui­ção es­tá sem­pre em bus­ca de vo­lun­tá­ri­os pa­ra o aten­di­men­to te­lefô­ni­co, que é re­a­li­za­do 24 ho­ras por dia, to­dos os di­as da se­ma­na do ano. In­for­ma­ções so­bre cur­sos de for­ma­ção po­dem ser ob­ti­das pe­lo te­le­fo­ne 188.

| ANDRESSA ANHOLETE/ES­PE­CI­AL ME­TRO

Már­cio é um dos 70 vo­lun­tá­ri­os em Bra­sí­lia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.