Avião. Ta­ri­fas ca­em en­tre 7% e 30% com co­bran­ça de ba­ga­gem, diz as­so­ci­a­ção

Metro Brazil (Porto Alegre) - - Economia -

Le­van­ta­men­to da Abe­ar (As­so­ci­a­ção Bra­si­lei­ra das Em­pre­sas Aé­re­as) in­di­ca que as ta­ri­fas aé­re­as em vo­os na­ci­o­nais ti­ve­ram uma que­da en­tre 7% e 30% des­de o iní­cio da co­bran­ça por ba­ga­gem des­pa­cha­da, de­pen­den­do da ro­ta da com­pa­nhia. Es­sas va­ri­a­ções de pre­ços fo­ram re­gis­tra­das por Azul, Gol e La­tam – com­pa­nhi­as que já im­ple­men­ta­ram a no­va re­gra – en­tre ju­nho e o iní­cio de se­tem­bro.

Os pri­mei­ros re­sul­ta­dos da des­re­gu­la­men­ta­ção da fran­quia da ba­ga­gem en­trou em vi­gor, em me­a­dos de ju­nho, fo­ram apre­sen­ta­dos on­tem pe­la as­so­ci­a­ção.

Se­gun­do os da­dos pre­li­mi­na­res, na Gol, a mai­or bai­xa de pre­ços acon­te­ceu no tre­cho Ga­leão-Sal­va­dor (-30,4%) en­tre ju­nho e se­tem­bro. A Azul apre­sen­tou que­da de 38% do tre­cho Bra­sí­lia-Re­ci- fe en­tre ju­lho do ano pas­sa­do e ju­lho des­te ano. Na La­tam, o mes­mo tre­cho apre­sen­tou que­da se­me­lhan­te (33%).

Já se­gun­do a in­fla­ção me­di­da pe­lo IPCA-15, os pre­ços das pas­sa­gens su­bi­ram 21,3% em se­tem­bro. A al­ta acu­mu­la­da é de 17,88% em 12 me­ses, mas foi re­gis­tra­da uma que­da de 12,99% en­tre ja­nei­ro e se­tem­bro.

A Abe­ar in­for­mou ain­da que a par­ce­la dos pas­sa­gei­ros que vi­a­jam sem ba­ga­gem va­ria de 60% (Azul), 63% (La­tam) a 65% (Gol). No ca­so da Gol, hou­ve au­men­to de 50% no vo­lu­me de vi­a­jan­tes que não des­pa­cham ba­ga­gem, em re­la­ção ao mes­mo pe­río­do do ano pas­sa­do. La­tam e Azul não for­ne­ce­ram da­dos so­bre cres­ci­men­to. Já a Avi­an­ca co­me­ça a co­brar por ba­ga­gem des­pa­cha­da a par­tir da pró­xi­ma se­gun­da-fei­ra.

| JO­SÉ CRUZ/AGÊN­CIA BRA­SIL

Cer­ca de 60% dos pas­sa­gei­ros vi­a­jam sem ba­ga­gem

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.