Es­pe­ci­a­li­za­ção. Seis hos­pi­tais fe­de­rais são re­es­tru­tu­ra­dos

Metro Brazil (Rio) - - FOCO - Www.me­tro­jor­nal.com.br

O Mi­nis­té­rio da Saúde sus­pen­deu o ser­vi­ço de ci­rur­gia vas­cu­lar no Hos­pi­tal Fe­de­ral de Ipa­ne­ma, na zo­na sul. A par­tir de ago­ra, os seis mé­di­cos que tra­ba­lham na uni­da­de se­rão trans­fe­ri­dos pa­ra o Hos­pi­tal Fe­de­ral da La­goa.

A pas­ta jus­ti­fi­cou que as mu­dan­ças não fo­ram to­ma­das pa­ra cor­tar gas­tos, mas sim pa­ra re­a­de­quar o sis­te­ma. Atu­al­men­te, o Hos­pi­tal de Ipa­ne­ma tem seis mé­di­cos que re­a­li­zam, em mé­dia, uma ci­rur­gia por se­ma­na e 25 con­sul­tas por mês.

A no­va pro­pos­ta pre­vê a es­pe­ci­a­li­za­ção de ca­da um dos seis hos­pi­tais fe­de­rais lo­ca­li­za­dos no Rio em de­ter­mi­na­das áre­as. Por is­so, a uni­da­de es­pe­ci­a­li­za­da em do­en­ças car­di­o­vas­cu­la­res se­rá o Hos­pi­tal da La­goa. Já o de Ipa­ne­ma te­rá um cen­tro de ci­rur­gia de jo­e­lho e qua­dril.

A pas­ta tam­bém pre­ten­de au­men­tar em 20% os pro­ce­di­men­tos dos hos­pi­tais fe­de­rais. Ape­sar dis­so, o se­cre­tá­rio de Aten­ção à Saúde do mi­nis­té­rio, Fran­cis­co de As­sis Fi­guei­re­do, dis­se que não es­tá pre­vis­ta a con­tra­ta­ção de mais mé­di­cos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.