TRF4 con­tra­ria de­ci­sões do juiz Mo­ro em 11%

Metro Brazil (Rio) - - BRASIL -

O ex-te­sou­rei­ro do PT João Vac­ca­ri en­trou na úl­ti­ma ter­ça-fei­ra pa­ra um clu­be res­tri­to: o de con­de­na­dos pe­lo juiz Sér­gio Mo­ro que aca­ba­ram ab­sol­vi­dos na se­gun­da ins­tân­cia, o TRF4 (Tri­bu­nal Re­gi­o­nal Fe­de­ral da 4ª Re­gião, em Por­to Ale­gre).

O TRF4 já apre­ci­ou 43 ape­la­ções às sen­ten­ças de Mo­ro. Em ape­nas cin­co (11,6%) os de­sem­bar­ga­do­res der­ru­ba­ram a con­de­na­ção, e em ou­tras oi­to (18,6%) di­mi­nuí­ram a pe­na im­pos­ta pe­lo juiz.

Das ou­tras 30 sen­ten­ças, 16 fo­ram man­ti­das (37,2%) e ou­tras 14 fo­ram au­men­ta­das (32,5%), o que in­di­ca que o TRF4 cos­tu­ma con­cor­dar com o ma­gis­tra­do do Pa­ra­ná.

No ca­so de Vac­ca­ri, a ab­sol­vi­ção foi de­ci­di­da por 2 vo­tos a 1 pe­la 8ª Tur­ma do TRF4. Pa- ra os de­sem­bar­ga­do­res Le­an­dro Paul­sen e Vic­tor Laus, Vac­ca­ri ha­via si­do con­de­na­do com ba­se em de­la­ções, mas não ha­via pro­vas ma­te­ri­ais con­tra ele.

Quan­do as pe­nas são au­men­ta­das, a ra­zão cos­tu­ma ser téc­ni­ca: em ca­sos nos quais Mo­ro jul­gou os en­vol- vi­dos em con­ti­nui­da­de de­li­ti­va (as con­du­tas con­tam co­mo um cri­me só), o TRF4 en­ten­deu que ha­via con­cur­so ma­te­ri­al (mais de um cri­me).

Vac­ca­ri

O ex-te­sou­rei­ro do PT re­ce­beu on­tem um al­va­rá de sol­tu­ra re­fe­ren­te à sua de­ten­ção, em abril de 2015, na 12ª fa­se da La­va Ja­to. O pe­tis­ta, po­rém, não se­rá sol­to, pois tem ou­tro man­da­do de pri­são con­tra si.

Vac­ca­ri foi ab­sol­vi­do pe­lo TRF4 no pro­ces­so que jul­gou o re­pas­se de R$ 4,26 mi­lhões em pro­pi­nas da Se­tal En­ge­nha­ria ao PT por obras da Pe­tro­bras. Mas o ex-te­sou­rei­ro já foi con­de­na­do em ou­tras qua­tro ações (a um to­tal de 30 anos e 2 me­ses de pri­são) e ain­da res­pon­de a mais qua­tro.

| SYLVIO SIRANGELO / TRF4

De­sem­bar­ga­do­res jul­gam re­cur­sos da La­va Ja­to

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.