Te­mer é no­ti­fi­ca­do e tem 10 ses­sões pa­ra de­fe­sa

Denúncia foi li­da no ple­ná­rio da Câ­ma­ra. Pre­si­den­te te­rá 10 ses­sões pa­ra fa­zer de­fe­sa

Metro Brazil (Rio) - - FRONT PAGE - Www.me­tro­jor­nal.com.br

Câ­ma­ra re­ce­be denúncia de que pre­si­den­te te­ria co­me­ti­do cri­me de cor­rup­ção pas­si­va no ca­so JBS

O pre­si­den­te Mi­chel Te­mer (PMDB) foi no­ti­fi­ca­do on­tem pe­la Câ­ma­ra a apre­sen­tar num pra­zo de 10 ses­sões a de­fe­sa na CCJ (Co­mis­são de Cons­ti­tui­ção e Jus­ti­ça) da denúncia de cor­rup­ção pas­si­va.

A acu­sa­ção foi re­me­ti­da on­tem pe­la pre­si­den­te do STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral), Cár­men Lú­cia, ao pre­si­den­te da Câ­ma­ra, Ro­dri­go Maia (DEM-RJ). O pe­di­do de au­to­ri­za­ção de aber­tu­ra de pro­ces­so, com 61 pá­gi­nas e as­si­na­do pe­lo mi­nis­tro Ed­son Fa­chin, foi li­do pa­ra um ple­ná­rio qua­se va­zio.

Em se­gui­da, o pri­mei­ro se­cre­tá­rio da Câ­ma­ra, Gi­a­co­bo (PR-PR), foi até o Pa­lá­cio do Pla­nal­to en­tre­gar a no­ti­fi­ca­ção, re­ce­bi­da pe­lo sub­che­fe de As­sun­tos Ju­rí­di­cos da Ca­sa Ci­vil, Gus­ta­vo do Va­le Ro­cha.

Te­mer é acu­sa­do de re­ce­ber van­ta­gem in­de­vi­da por meio do ex-as­ses­sor pre­si­den- ci­al Ro­dri­go Ro­cha Lou­res, fla­gra­do re­ce­ben­do da JBS uma ma­la com R$ 500 mil.

Pró­xi­ma eta­pa

O pre­si­den­te da CCJ, Ro­dri­go Pa­che­co (PMDB-MG), tem so­fri­do pres­são pa­ra in­di­car o re­la­tor do pro­ces­so, que, após a en­tre­ga da de­fe­sa, te- rá até cin­co ses­sões pa­ra en­tre­gar o re­la­tó­rio.

A opo­si­ção quer que o in­di­ca­do não se­ja nem do par­ti­do nem do Es­ta­do do pre­si­den­te e su­ge­re Tadeu Alen­car (PSB-PE). Os go­ver­nis­tas tra­ba­lha­vam pe­lo no­me de Al­ceu Mo­rei­ra (PMDB-RS), que ale­gou mo­ti­vos pes­so­ais pa­ra não acei­tar. Ou­tros co­ta­dos são Jo­nes Mar­tins ( PMDB-RS) e La­er­te Bes­sa (PR-DF).

Mes­mo re­jei­ta­do na CCJ, o pe­di­do de aber­tu­ra de pro­ces­so irá pa­ra o ple­ná­rio da Câ­ma­ra e pre­ci­sa­rá dos vo­tos de 342 dos 513 de­pu­ta­dos pa­ra de­vol­ver a ação ao STF.

Se a denúncia for acei­ta pe­la Cor­te, Te­mer vi­rá réu e se­rá afas­ta­do do man­da­to por até 180 di­as.

Du­as no­vas de­nún­ci­as con­tra Te­mer são aguar­da­das na Câ­ma­ra por obs­tru­ção da Jus­ti­ça e por or­ga­ni­za­ção cri­mi­no­sa.

“O Bra­sil não tem tem­po a per­der. Não po­de­mos dei­xar que na­da im­pe­ça que o Bra­sil con­ti­nue res­pi­ran­do.” PRE­SI­DEN­TE MI­CHEL TE­MER

| LU­CIO BERNARDO JR./AGÊN­CIA C­MA­RA

Denúncia foi li­da pa­ra ple­ná­rio qua­se va­zio

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.