Pa­ra­li­sa­ção. Sin­di­ca­tos pro­mo­vem ho­je gre­ve ge­ral em to­do o país

Metro Brazil (Rio) - - BRASIL -

Pe­la 2ª vez no ano, sin­di­ca­tos mo­bi­li­zam tra­ba­lha­do­res pa­ra uma ‘gre­ve ge­ral’ vol­ta­da a pro­tes­tar con­tra o go­ver­no Mi­chel Te­mer e as re­for­mas Tra­ba­lhis­ta e da Pre­vi­dên­cia, além da con­vo­ca­ção de elei­ções di­re­tas. A pri­mei­ra ma­ni­fes­ta­ção foi em 28 de abril.

Fo­ram or­ga­ni­za­dos pro­tes­tos, pe­la Cen­tral Úni­ca dos Tra­ba­lha­do­res (CUT), en­tre ou­tros, nos 26 Es­ta­dos e no Dis­tri­to Fe­de­ral. No Rio de Ja­nei­ro, a mo­bi­li­za­ção es­tá sen­do mar­ca­da pa­ra ho­je, às 17h, na Can­de­lá­ria, no Cen­tro. A pa­ra­li­sa­ção de um dia de­ve afe­tar ser­vi­ços co­mo trans­por­tes pú­bli­cos, que cir­cu­la­rão de for­ma re­du­zi­da; es­co­las, que de­vem fi­car sem au­las; ban­cos, co­mér­cio e Cor­rei­os. Ser­vi­do­res pú­bli­cos de di­ver­sas ca­te­go­ri­as tam­bém par­ti­ci­pa­rão dos atos.

Ur­gên­cia na re­for­ma

Por cau­sa do quó­rum bai­xo, o go­ver­no adi­ou on­tem a lei­tu­ra no ple­ná­rio do Se­na­do do pe­di­do de ur­gên­cia da re­for­ma Tra­ba­lhis­ta. A vo­ta­ção fi­ca­rá pa­ra ter­ça-fei­ra, qu­an­do a ba­se go­ver­nis­ta ten­ta­rá vo­tar tam­bém a pro­pos­ta que, se apro­va­da, se­gue pa­ra a san­ção pre­si­den­ci­al.

A re­for­ma foi en­vi­a­da ao Con­gres­so com o pre­tex­to de atu­a­li­zar a le­gis­la­ção tra­ba­lhis­ta de 1940 e pre­vê, en­tre ou­tros, que os acor­dos co­le­ti­vos pre­va­le­çam so­bre a le­gis­la­ção e que as fé­ri­as pos­sam ser di­vi­di­das.

| PEDRO LA­DEI­RA/FO­LHA­PRESS

Ato em abril reu­niu 3 mil pes­so­as em Bra­sí­lia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.