Co­me­ça ve­to aos viajantes nos EUA

En­tra so­men­te qu­em tem pa­ren­tes pró­xi­mos ou la­ços for­mais com ins­ti­tui­ções

Metro Brazil (Rio) - - ECONOMIA -

A nova res­tri­ção que proí­be a en­tra­da de ci­da­dãos de seis paí­ses de mai­o­ria mu­çul­ma­na aos EUA (Sí­ria, Lí­bia, Irã, Su­dão, So­má­lia e Iê­men) im­pos­tas pe­lo de­cre­to mi­gra­tó­rio do pre­si­den­te nor­te-ame­ri­ca­no, Do­nald Trump, en­trou em vi­gor on­tem à noi­te, após a de­fi­ni­ção de no­vos cri­té­ri­os no do­cu­men­to.

A me­di­da acon­te­ceu 72 ho­ras após a Su­pre­ma Cor­te ter au­to­ri­za­do a apli­ca­ção par­ci­al de um dos de­cre­tos mais po­lê- mi­cos do re­pu­bli­ca­no. Ado­ta­da com a jus­ti­fi­ca­ti­va de im­pe­dir a che­ga­da de su­pos­tos ter­ro­ris­tas, a de­ci­são proí­be a en­tra­da de viajantes vin­dos dos seis paí­ses.

Na quar­ta-fei­ra, a ad­mi­nis­tra­ção de Trump de­fi­niu as no­vas re­gras que vão em­ba­sar a con­ces­são de vis­tos pa­ra os ci­da­dãos. Os vis­tos já apro­va­dos não se­rão re­vo­ga­dos. Mas a par­tir de ago­ra, os imi­gran­tes pre­ci­sam pro­var ter re­la­ci­o­na­men­tos fa­mi­li­a­res pró­xi­mos com pes­so­as que es­te­jam no país ou la­ços for­mais com ins­ti­tui­ções.

A me­di­da apro­va ape­nas pai, mãe, fi­lho, ir­mão, côn­ju­ge, gen­ro e no­ra. O do­cu­men­to diz que “avós, ne­tos, ti­os, so­bri­nhos, pri­mos, cu­nha­dos, noi­vos e ou­tros mem­bros da fa­mí­lia dis­tan­te” não en­tram na ca­te­go­ria. A re­gra tam­bém va­le pa­ra re­fu­gi­a­dos de to­das as na­ci­o­na­li­da­des que ain­da aguar­dam a con­ces­são do re­fú­gio pe­los EUA.

| L.B. /REUTERS

Mu­lher com tra­je tí­pi­co mu­çul­ma­no, on­tem, em Dal­las

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.