Cres­cem os as­sal­tos e os in­cên­di­os em ôni­bus

Por dia, em mé­dia, 35 veí­cu­los são al­vo de as­sal­tan­tes. Ban­di­dos tam­bém já ate­a­ram fo­go em 82 ôni­bus nes­te ano no Es­ta­do

Metro Brazil (Rio) - - FOCO -

Da­dos do Ins­ti­tu­to de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca (ISP) mos­tram que, em mé­dia, 35 ôni­bus são as­sal­ta­dos por dia no Rio. De ja­nei­ro a ju­lho des­te ano fo­ram re­gis­tra­dos 8.785 rou­bos em ôni­bus. Um nú­me­ro 30% mai­or que no mes­mo pe­río­do do ano pas­sa­do. Mas, es­te nú­me­ro po­de ser ain­da mai­or, já que mui­tas vítimas não re­gis­tram a ocor­rên­cia.

No iní­cio do ano, o jor­na­lis­ta Fe­li­pe Tei­xei­ra foi as­sal­ta­do den­tro de um ôni­bus do BRT por um ho­mem que por­ta­va uma fa­ca. Des­de en­tão, ele já não sen­te mais se­gu­ran­ça em vi­a­jar em ôni­bus. “Uso o transporte pú­bli­co to­dos os di­as, prin­ci­pal­men­te o ôni­bus. A gen­te tem que tor­cer pa­ra que as­sal­tos não acon­te­çam, mas sem­pre fi­car olhan­do por trás do om­bro, ten­tar fi­car per­to de ou­tras pes­so­as e do mo­to­ris­ta, quan­do dá.”

Tam­bém ví­ti­ma des­se ti­po de cri­me, a es­tu­dan­te Ma­ri­a­na Nas­ci­men­to con­ta que um ca­sal ar­ma­do com uma pis­to­la en­trou no veí­cu­lo em que es­ta­va já anun­ci­an­do o as­sal­to. Os cri­mi­no­sos le­va­ram ce­lu­la­res e ali­an­ças de to­dos os pas­sa­gei­ros: “O tem­po to­do eles fa­zi­am ame­a­ças, gri­tan­do e apon­tan­do ar­ma.”

Ôni­bus in­cen­di­a­dos

Nes­te ano, 82 ôni­bus fo­ram al­vos de in­cên­di­os em to­do o Es­ta­do, e o pre­juí­zo es­ti­ma­do já che­ga a R$ 56 mi­lhões.

O ca­so mais re­cen­te acon­te­ceu na noi­te de do­min­go, quan­do um ôni­bus da li­nha 350 (Ira­já x Cen­tro) foi quei­ma­do na al­tu­ra do Ca­ju, na zo­na por­tuá­ria. No mes­mo dia, ou­tro ôni­bus foi quei­ma­do em Ben­fi­ca, na zo­na nor­te.

Se­gun­do da­dos do Rio Ôni­bus, em to­do o Es­ta­do, fo­ram 125 ôni­bus in­cen­di­a­dos des­de 2016, o que re­pre­sen­ta um au­men­to de 90% no nú­me­ro de re­gis­tros em no­ve me­ses des­te ano, com­pa­ra­do com to­dos os ca­sos do ano pas­sa­do.

De acor­do com o sin­di­ca­to das em­pre­sas, ca­da veí­cu­lo quei­ma­do de­mo­ra seis me­ses pa­ra ser subs­ti­tuí­do e vol­tar a ser usa­do pe­la po­pu­la­ção. Nes­te mes­mo pe­río­do, um veí­cu­lo po­de trans­por­tar até 70 mil pes­so­as.

| OUVINTE BANDNEWS FM

No do­min­go, um ôni­bus foi in­cen­di­a­do em Ben­fi­ca

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.