CHE­GOU A CAVALARIA

SUV da Pors­che che­ga à ter­cei­ra ge­ra­ção com ajus­tes fi­nos pa­ra dei­xar mo­tor mais po­ten­tes

Metro Brazil (Rio) - - MOTOR -

A Pors­che apre­sen­tou a ter­cei­ra ge­ra­ção do Cayen­ne. A no­vi­da­de con­ta com mai­or po­tên­cia que o pre­de­ces­sor, além de no­vos sis­te­mas de trans­mis­são, frei­os e fa­róis, en­tre ou­tros. O uti­li­tá­rio es­por­ti­vo já es­tá ga­ran­ti­do pa­ra o Bra­sil, mas ain­da não tem pre­ços definidos por aqui.

A mai­or mu­dan­ça fo­ram os ajus­tes que ar­ran­cam mais po­tên­cia do mo­tor. Na ver­são de en­tra­da, o Cayen­ne con­ta com mo­tor tur­bo 3.0 li­tros de seis ci­lin­dros, que en­tre­ga 340 cv de po­tên­cia – 40 cv a mais que o an­te­ces­sor. O tor­que é de 46 kgfm. A ve­lo­ci­da­de má­xi­ma é de 245 km/h. O veí­cu­lo vai de 0 a 100 km/h em 6,2 se­gun­dos.

Já a ver­são S, mais po­ten­te, con­ta com mo­tor 2.9 li­tros, que en­tre­ga 440 cv de po­tên­cia e 56 kgfm de tor­que. São 20 cv a mais que a ge­ra­ção an­te­ri­or. A con­fi­gu­ra­ção atin­ge a ve­lo­ci­da­de má­xi­ma de 265 km/h e le­va, se­gun­do a fa­bri­can­te, 5,2 se­gun­dos pa­ra ir da inér­cia aos 100 km/h. As du­as ver­sões con­tam com tra­ção in­te­gral.

Ou­tra no­vi­da­de do novo Cayen­ne é a cai­xa de câm­bio de oi­to ve­lo­ci­da­des que, de acor­do com a Pors­che, é res­pon­sá­vel por gran­de par­te do ga­nho em po­tên­cia. Se­gun­do a mar­ca, os tem­pos de res­pos­ta fo­ram re­du­zi­dos e as mar­chas mais bai­xas fi­ca­ram mais cur­tas.

O SUV tam­bém ga­nhou um novo sistema de fa­róis, que con­ta com re­cur­sos op­ci­o­nais. Um sistema de ilu­mi­na­ção di­nâ­mi­co, o PDSL, de­ve ser ad­qui­ri­do se­pa­ra­da­men­te, e ofe­re­ce di­fe­ren­tes mo­dos de fun­ci­o­na­men­to pa­ra se adap­tar a cur­vas, es­tra­das, e ou­tros. As lâm­pa­das de ilu­mi­na­ção, mes­mo sem o op- ci­o­nal, são de LED.

O ba­ga­gei­ro, se­gun­do a mar­ca, tem ago­ra a ca­pa­ci­da­de de 770 li­tros, 100 li­tros a mais que o an­te­ces­sor. As en­tra­das de ar na di­an­tei­ra fi­ca­ram mai­o­res e as li­nhas ho­ri­zon­tais mais le­ves, bus­can­do en­fa­ti­zar o as­pec­to es­por­ti­vo.

Por fim, o uti­li­tá­rio es­por­ti­vo con­ta com uma no­va op­ção de sistema de frei­os com re­ves­ti­men­to de car­bo­ne­to de tungs­tê­nio: o PSCB, na si­gla em in­glês. A no­vi­da­de tem as pin­ças pin­ta­das em bran­co e dis­cos ad­qui­rem bri­lho ao lon­go do uso. É coi­sa pa­ra quem bus­ca um vi­su­al di­fe­ren­ci­a­do, já que os já ado­ta­dos frei­os de ce­râ­mi­ca PCCB são mais avan­ça­dos, se­gun­do a mon­ta­do­ra.

Além das al­te­ra­ções, Cayen­ne e Cayen­ne S con­tam ain­da com uma pro­fu­são de equi­pa­men­tos ele­trô­ni­cos que ofe­re­cem a adap­ta­bi­li­da­de do veí­cu­lo a di­fe­ren­tes ter­re­nos e mais se­gu­ran­ça aos ocu­pan­tes. En­tre eles es­tão con­tro­le di­nâ­mi­co de chas­si, con­tro­le de tra­ção, con­tro­le de amor­te­ci­men­to e sus­pen­são pneu­má­ti­ca adap­ta­ti­va. Com es­ses itens, a Pors­che é ca­paz de ofe­re­cer di­fe­ren­tes mo­dos de di­re­ção pa­ra o SUV.

A ter­cei­ra ge­ra­ção do Cayen­ne de­ve che­gar no se­gun­do se­mes­tre de 2018. Os pre­ços pa­ra o país ain­da não fo­ram di­vul­ga­dos, mas na Ale­ma­nha a ver­são de en­tra­da cus­ta­rá 74.828 eu­ros e a ver­são S, 91.964 eu­ros.

Cai­xa de câm­bio tem oi­to ve­lo­ci­da­des Veí­cu­lo vai de 0 a 100km/h em 6,2s

Ver­são S en­tre­ga 440cv de po­tên­cia, 20 a mais que o an­te­ces­sor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.