Over­do­se de Guns e es­treia im­pe­cá­vel do The Who

Metro Brazil (Rio) - - CULTURA - ANA LÚCIA DO VA­LE METRO RIO

Des­sa vez, o atra­so foi de uns 20 mi­nu­tos. Na­da se com­pa­ra­do ao his­tó­ri­co de Axl Ro­se no Rio – em 2010, ele deu uma can­sei­ra no pú­bli­co da Pra­ça da Apo­te­o­se ao co­me­çar o show após 2 ho­ras do mar­ca­do. No Pal­co Mun­do, no sá­ba­do, fi­nal­men­te reu­ni­do ao bai­xis­ta Duff McKa­gan e ao gui­tar­ris­ta Slash (em 2001 e 2011 Axl veio so­zi­nho), o Guns N’Ro­ses se re­di­miu com os fãs da ban­da em mais de três ho­ras e meia de show – o mai­or des­sa edi­ção do Rock in Rio, com di­rei­to a ca­tar­ses em “Wel­co­me to the Jun­gle”, “Li­ve and Let Die” (de Paul McCart­ney), “Swe­et Child O’Mi­ne”, nos so­los de Slash ou em “Black Ho­le Sun”, ho­me­na­gem a Ch­ris Cor­nell do Sound­gar­den, que se sui­ci­dou es­te ano.

Os mais áci­dos re­cla­ma­ram da voz (ou fal­ta de­la em mui­tos mo­men­tos) do vo­ca­lis­ta ame­ri­ca­no, ri­di­cu­la­ri­za­ram o gu­ar­da-rou­pa – ele fe­chou o show ves­tin­do al­go co­mo um rou­pão ver­me­lho (??!!) e cha­péu de can­ga­cei­ro (??!!) – e en­che­ram as re­des de me­mes im­pres­si­o­na­dos com o en­ve­lhe­ci­men­to des­cui­da­do do re­bo­la­ti­vo Axl, que tem os mes­mos 55 anos de Jon Bon Jo­vi. O lí­der do Bon Jo­vi, aliás, me­re­ce re­gis­tro: gri­sa­lho a la Ri­chard Ge­re, mos­trou vi­gor na noi­te de sex­ta, tam­bém no Pal­co Mun­do.

Em edi­ção com di­nos­sau­ros da mú­si­ca (Ae­ros­mith ar­re­ben­tou na quin­ta-fei­ra), ape­nas um de­les era es­tre­an­te por aqui: após 53 anos, o The Who fez seu pri­mei­ro show no Rio, em 1h40 do que se que­ria, com “The Kids are Al­right”, “My Ge­ne­ra­ti­on” e “Pin­ball Wi­zard”, en­tre ou­tros. No sá­ba­do, os bri­tâ­ni­cos Ro­ger Dal­trey, 73 anos, des­con­traí­do e sim­pa­ti­cão ro­dan­do seu mi­cro­fo­ne pe­lo fio, e Pe­ter Townshend, 72, o que­bra­dor de gui­tar­ras bem an­tes de Ji­mi Hen­drix, pai da ópe­ra-rock e in­con­fun­dí­vel em seu es­ti­lo ro­dan­do o bra­ço ao to­car, mos­tra­ram por­que são con­tem­po­râ­ne­os de Be­a­tles e Rol­ling Sto­nes.

Mas Rock in Rio tam­bém é fei­to de gra­tas sur­pre­sas, e mui­tas ve­zes, nos pal­cos al­ter­na­ti­vos. Um dia an­tes de su­bir com o Se­pul­tu­ra ao Sun­set, An­dre­as Kis­ser e seu Kis­ser Clan (no qual can­ta co­vers ao la­do do fi­lho Yohan) en­lou­que­ce­ram o pal­co Rock Dis­trict na noi­te de sá­ba­do. Do­mí­nio to­tal da ga­le­ra, téc­ni­ca ir­re­to­cá­vel nos so­los de gui­tar­ra, po­tên­cia de som e mui­to bom hu­mor. Rock in Rio se li­ga. Man­da An­dre­as Kis­ser de vol­ta ao Pal­co Mun­do na pró­xi­ma edi­ção ( em 2013, Se­pul­tu­ra e Tam­bours du Bronx abri­ram a noi­te no pal­co prin­ci­pal).

| ZANONE FRAISSAT/FOLHAPRESS

The Who fez show his­tó­ri­co na noi­te de sá­ba­do

| REPRODUÇÃO DA IN­TER­NET

En­ve­lhe­ci­men­to des­cui­da­do de Axl ren­deu me­mes

| THI­A­GO BERNARDES/FRAMEPHOTO/FOLHAPRESS

Duff McKa­gan e Axl Ro­se

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.