AÉCIO E GIL­MAR

PF DES­CO­BRE LI­GA­ÇÕES EN­TRE SE­NA­DOR E MI­NIS­TRO

Metro Brazil (Rio) - - FRONT PAGE -

O se­na­dor Aécio Ne­ves (PSDB-MG) tem em ce­lu­lar apre­en­di­do pe­la PF (Po­lí­cia Fe­de­ral) o re­gis­tro de 33 li­ga­ções por meio do apli­ca­ti­vo WhatsApp com o mi­nis­tro Gil­mar Men­des, do STF (Su­pre­mo Tri­bu­nal Fe­de­ral), que é re­la­tor de qua­tro dos se­te inqué­ri­tos em que o pre­si­den­te li­cen­ci­a­do do PSDB é in­ves­ti­ga­do na Cor­te.

A in­for­ma­ção está em um re­la­tó­rio da PF ane­xa­do a um dos inqué­ri­tos e foi no­ti­ci­a­da em reportagem no por­tal “BuzzFe­ed Bra­sil”. Uma das li­ga­ções, mos­tra o re­la­tó­rio, foi re­a­li­za­da em 18 de maio des­te ano, dia em que Men­des pu­bli­cou de­ci­são fa­vo­rá­vel ao se­na­dor, li­be­ran­do-o de pres­tar de­poi­men­to à pró­pria PF em in­ves­ti­ga­ção que en­vol­ve su­pos­ta cor­rup­ção en­vol­ven­do a es­ta­tal Fur­nas.

O ad­vo­ga­do do se­na­dor, Al­ber­to To­ron, ne­gou, em no­ta, que seu cli­en­te te­nha tra­ta­do so­bre a in­ves­ti­ga­ção com o mi­nis­tro. De acor­do com To­ron, Aécio man­tém “re­la­ções for­mais” com o mi­nis­tro, “pa­ra tra­tar de ques­tões re­la­ti­vas à re­for­ma po­lí­ti­ca”, já que Men­des pre­si­de o TSE (Tri­bu­nal Su­pe­ri­or Eleitoral). Men­des não se ma­ni­fes­tou so­bre a no­tí­cia.

Pres­são so­bre Aécio

De volta ao man­da­to por de­ci­são do Se­na­do, Aécio tem si­do pres­si­o­na­do a re­nun­ci­ar de­fi­ni­ti­va­men­te ao car­go de pre­si­den­te do PSDB, do qual está afas­ta­do. Uma de­ci­são é es­pe­ra­da pa­ra es­te fim de se­ma­na.

Ao mes­mo tem­po, o mi­nei­ro po­de­rá ter de en­fren­tar no­vo pro­ces­so no Con­se­lho de Éti­ca do Se­na­do. Um pe­di­do de cas­sa­ção por que­bra de de­co­ro, fei­to pe­lo Psol e pe­la Re­de, já foi ar­qui­va­do em ju­lho, mas o PT apre­sen­tou no­va re­pre­sen­ta­ção no fim de se­tem­bro, e se­na­do­res da opo­si­ção têm pres­si­o­na­do pa­ra que uma de­ci­são (no­vo ar­qui­va­men­to ou pros­se­gui­men­to) se­ja to­ma­da pe­lo pre­si­den­te do co­le­gi­a­do, João Al­ber­to de Sou­za (PMDB-MA) – que ain­da não se ma­ni­fes­tou.

| MAU­RÍ­CIO DE SOU­ZA/HO­JE EM DIA/FOLHAPRESS

Aécio e Gil­mar em fo­to de 2010

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.