DES­MON­TE

Até o fim do ano, além de Co­roa, Fal­let e Fo­gue­tei­ro, mais 12 UPPs se­rão de­sa­ti­va­das

Metro Brazil (Rio) - - PRIMEIRA PÁGINA -

A UPP (Uni­da­de de Po­lí­cia Pa­ci­fi­ca­do­ra) que aten­dia as fa­ve­las da Co­roa, Fal­let e Fo­gue­tei­ro, na re­gião cen­tral, foi des­mon­ta­da on­tem du­ran­te ope­ra­ção das For­ças Ar­ma­das com a Po­lí­cia Mi­li­tar. Inaugurada em 2011, es­sa foi a 15a ba­se im­plan­ta­da no Rio à épo­ca. No lu­gar se­rá ins­ta­la­da uma Com­pa­nhia Des­ta­ca­da li­ga­da ao ba­ta­lhão da re­gião, que vai re­ce­ber o efe­ti­vo que ope­ra­va nas co­mu­ni­da­des.

Es­sa foi a sé­ti­ma UPP de­sa­ti­va­da des­de o iní­cio da in­ter­ven­ção fe­de­ral na se­gu­ran­ça pú­bli­ca do Rio. Cin­co já fo­ram re­es­tru­tu­ra­das: Man­guei­ri­nha, Ca­ma­ris­ta Méi­er, Vi­la Ken­nedy, Ci­da­de de Deus e São Car­los. So­men­te a do Ba­tan, na zo­na oes­te, foi ex­tin­ta e não se­rá subs­ti­tuí­da por qual­quer ou­tra ba­se po­li­ci­al.

A ação no Fal­let co­me­çou às 5h e con­tou com 1 mil mi­li­ta­res, 280 PMs e apoio de blin­da­dos. Não hou­ve con­fron­to e um ho­mem foi pre­so.

“Já tí­nha­mos ali mui­tas de­man­das, prin­ci­pal­men­te da tro­pa, que da­vam con­ta dos inú­me­ros ata­ques so­fri­dos na UPP Fal­let e Fo­gue­tei­ro, in­clu­si­ve po­li­ci­ais ren­di­dos por mar­gi­nais. Is­so mos­tra­va uma ine­fi­cá­cia des­se mo­de­lo de po­li­ci­a­men­to pa­ra es­se lo­cal em es­pe­ci­al”, dis­se o por­ta-voz da PM, ma­jor Ivan Blaz.

As UPPs da re­gião cen­tral mal fo­ram inau­gu­ra­das e ti­ve­ram pro­ble­mas. Em se­tem­bro de 2011, se­te me­ses após a im­plan­ta­ção da UPP Co­roa, Fal­let e Fo­gue­tei­ro, foi des­co­ber­to um es­que­ma de pro­pi­na. O ex-co­man­dan­te da ba­se do mor­ro de São Car­los, Ad­jal­do Luiz Pi­e­da­de Jú­ni­or, foi pre­so acu­sa­do de re­ce­ber R$ 15 mil por se­ma­na pa­ra fa­ci­li­tar a ven­da de dro­gas na re­gião.

Há pe­lo me­nos uma dé­ca­da a ro­ti­na das co­mu­ni­da­des do com­ple­xo é de con­fron­tos en­tre ban­di­dos de fac­ções ri­vais que bri­gam pe­lo con­tro­le da ven­da de dro­gas na re­gião.

Ten­são na Ma­ré

Um dia após a ação da PM pa­ra pren­der en­vol­vi­dos com o trá­fi­co no com­ple­xo da Ma­ré, na zo­na nor­te, o cli­ma ain­da é de in­se­gu­ran­ça. A ope­ra­ção te­ve qua­tro mortos. Na ter­ça, a PM in­for­mou que se­ri­am cin­co ví­ti­mas e, on­tem, re­ti­fi­cou. São eles: Thi­a­go Ra­mos Pe­rei­ra Cos­ta, 18 anos; Ma­ria Jo­sé da Sil­va, 34; Wil­li­an Fil­guei­ra de Oli­vei­ra, 36; e Mar­cos Pau­lo Fer­nan­des Mot­ta, 25. Des­ses, só Wil­li­an, que era pro­fes­sor de Fí­si­ca, ti­nha pas­sa­gem pe­la po­lí­cia.

Até a noi­te de on­tem, os cor­pos ain­da es­ta­vam no IML (Ins­ti­tu­to Mé­di­co Le­gal).

“Nós já tí­nha­mos mui­tas de­man­das da tro­pa, que da­vam con­ta dos inú­me­ros ata­ques so­fri­dos. Is­so mos­tra­va uma ine­fi­cá­cia des­se mo­de­lo de po­li­ci­a­men­to pa­ra es­se lo­cal [Fal­let].” MA­JOR IVAN BLAZ, POR­TA-VOZ DA PM

| JO­SE LUCENA/FU­TU­RA PRESS

Po­li­ci­ais, com aju­da das For­ças Ar­ma­das, des­mon­ta­ram a sé­ti­ma Uni­da­de de Po­lí­cia Pa­ci­fi­ca­do­ra, no com­ple­xo de São Car­los, mon­ta­da em 2011

| ROMMEL PIN­TO/AM PRESS & IMA­GES/FOLHAPRESS

Ba­se da UPP Fal­let é re­ti­ra­da. Mil mi­li­ta­res das For­ças Ar­ma­das par­ti­ci­pa­ram da ação

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.