Te­le­me­di­ci­na re­duz tem­po de so­cor­ro a pa­ci­en­tes com AVC

Co­mu­ni­ca­ção en­tre mé­di­cos agi­li­za di­ag­nós­ti­co e di­mi­nui chan­ces de se­que­las

Metro Brazil (Rio) - - FOCO - BAND

Pa­ra pres­tar um aten­di­men­to mais rá­pi­do e efi­ci­en­te contra o AVC (Aci­den­te Vs­cu­lar Ce­re­bral), a se­gun­da prin­ci­pal cau­sa de mor­te no Bra­sil, hos­pi­tais têm re­cor­ri­do à te­le­me­di­ci­na. Por ví­de­o­con­fe­rên­cia, os mé­di­cos se co­mu­ni­cam com co­le­gas e pa­ci­en­tes, aju­dan­do a re­a­li­zar o di­ag­nós­ti­co de ca­sos em que ca­da se­gun­do faz di­fe­ren­ça.

“Qu­an­to mais rá­pi­do o pa­ci­en­te re­ce­be o tra­ta­men­to, me­lho­res são as chan­ces de ter um bom des­fe­cho, uma boa re­cu­pe­ra­ção, sal­var a vi­da e ter me­nos se­que­las. O tem­po des­de a che­ga­da do pa­ci­en­te na emer­gên­cia até o iní­cio do tra­ta­men­to di­mi­nuiu com o trei­na­men­to das equi- pes que são as­sis­ti­das pe­la te­le­me­di­ci­na e es­tão dis­tan­tes do nos­so hos­pi­tal”, diz o neu­ro­lo­gis­ta Va­lé­rio de Car­va­lho.

A ca­be­lei­rei­ra Cláu­dia Mar­tins, 41 anos, te­ve um AVC há três. Quan­do che­gou à emer­gên­cia, além do mé­di­co da pró­pria uni­da­de, re­ce­beu as­sis­tên­cia à dis­tân­cia de uma equi­pe do hos­pi­tal Pró-Car­día­co, em Botafogo, na zo­na sul, que tem neu­ro­lo­gis­tas de plan­tão 24 ho­ras por dia e um pro­gra­ma de te­le­me­di­ci­na. “Ho­je eu vi­vo uma vi­da nor­mal, tra­ba­lho e fa­ço tu­do nor- mal­men­te”, co­me­mo­ra.

Um es­tu­do publicado re­cen­te­men­te mos­tra que o trei­na­men­to fei­to por es­ses neu­ro­lo­gis­tas às equi­pes da re­de as­sis­ti­da pe­lo pro­gra­ma de te­le­me­di­ci­na re­du­ziu em 42 mi­nu­tos o tem­po en­tre o mo­men­to em que o pa­ci­en­te so­fre o AVC até re­ce­ber o tra­ta­men­to. “Nes­se pe­río­do do es­tu­do a gen­te di­mi­nuiu de 130 pa­ra 90, mas ain­da tem um ca­mi­nho pa­ra tri­lhar até che­gar no nos­so al­vo, que se­ria al­go em tor­no de 60 mi­nu­tos”, ex­pli­ca Car­va­lho.

| REPRODUÇÃO/BAND

Neu­ro­lo­gis­ta do Pró-Car­día­co em vi­de­o­con­fe­rên­cia com mé­di­co

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.