Elei­ções es­tu­dan­tis são te­ma de do­cu­men­tá­rio

Metro Brazil (Rio) - - { CULTURA} -

Es­te ano foi mar­ca­do por dis­pu­tas elei­to­rais acir­ra­das. Na Es­co­la Es­ta­du­al Dou­tor Ala­ri­co da Sil­vei­ra, em São Pau­lo, não foi di­fe­ren­te: qua­tro cha­pas con­cor­ri­am ao Grê­mio Es­tu­dan­til. O do­cu­men­tá­rio “Elei­ções”, de Ali­ce Riff, que con­cor­re ao tro­féu Re­den­tor na ca­te­go­ria lon­ga do­cu­men­tá­rio da Pre­miè­re Bra­sil acom­pa­nhou es­sa dis­pu­ta, que tra­ça pa­ra­le­los com a re­a­li­da­de da po­lí­ti­ca bra­si­lei­ra. O fil­me tem sua úl­ti­ma ses­são ho­je, no Ki­no­plex São Luiz, às 19h.

“Elei­ções” mos­tra os dois me­ses de cam­pa­nha das cha­pas, cu­jas ide­o­lo­gi­as pro­põem ques­tões dis­tin­tas. A “Mais Di­ver­si­da­de” lu­ta pe­las pau­tas iden­ti­tá­ri­as; a cha­pa “Ro­sa” é a li­de­ran­ça fe­mi­nis­ta; a “ID” re­ve­la a in­fluên­cia da po­lí­ti­ca na re­li­gião, e a cha­pa PAS fun­ci­o­na co­mo um pa­ra­le­lo com os par­ti­dos que não tem uma pro­pos­ta de­fi­ni­da.

Se­gun­do a di­re­to­ra, le­vou um tem­po até que alu­nos e pro­fes­so­res se acos­tu­mas­sem com a pre­sen­ça das câ­me­ras na es­co­la. “O nos­so con­ta­to já foi com um cor­po es­tra­nho, que é a câ­me­ra, no meio. A gen­te ti­nha um pré-ro­tei­ro de fil­ma­gem, mas os alu­nos aca­ba­ram gui­an­do a his­tó­ria”, con­ta Ali­ce Riff. Al­guns alu­nos tam­bém es­ta­vam na ses­são de de­ba­te on­tem no Ode­on. Eles re­ve­la­ram que a cha­pa ven­ce­do­ra não cum­priu tu­do o que pro­me­teu na cam­pa­nha. Nes­se sen­ti­do, o do­cu­men­tá­rio en­si­na, atra­vés do mi­cro, as es­pe­ci­fi­ci­da­des da po­lí­ti­ca bra­si­lei­ra.

| DI­VUL­GA­ÇÃO

Du­cu­men­tá­rio ‘Elei­ções’ con­cor­re ao tro­féu Re­den­tor

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.