TSU­NA­MI

Rom­pi­men­to de tu­bu­la­ção des­trói 20 ca­sas to­tal­men­te e deixa 103 fa­mí­li­as de­sa­bri­ga­das

Metro Brazil (Santos) - - Front Page - Www.re­ad­me­tro.com

Va­za­men­to no Rio ma­ta cri­an­ça e des­trói 20 ca­sas

Uma adu­to­ra da Ce­dae (Com­pa­nhia Es­ta­du­al de Abas­te­ci­men­to e Es­go­to) se rom­peu no iní­cio da ma­nhã de on­tem, dei­xan­do três quar­tei­rões do bair­ro de Cam­po Gran­de, no Rio de Ja­nei­ro, com um ce­ná­rio de des­trui­ção. Uma cri­an­ça de três anos mor­reu e mais 16 pes­so­as fi­ca­ram fe­ri­das.

O ja­to de água che­gou a 20 m, atin­gin­do 200 ca­sas e des­truin­do 20. O ní­vel dentro das ca­sas che­gou a 2 m. A Ce­dae não sa­be o que oca­si­o­nou o va­za­men­to da adu­to­ra de 1,75 m de di­â­me­tro. Se­gun­do a com­pa­nhia, ape­nas 17 fa­mí­li­as de­sa­bri­ga­das vão para um ho­tel da re­gião. Ou­tras 86 fa­mí­li­as não acei­ta­ram aju­da e fo­ram para ca­sas de pa­ren­tes. To­dos te­rão ali­men­tos e me­di­ca­men- tos for­ne­ci­dos pe­la empresa e pe­lo Go­ver­no do Es­ta­do.

“Aque­las que es­tão sem re­si­dên­ci­as es­ta­rão hoje [on­tem] hos­pe­da­das por con­ta da Ce­dae. Aque­las que per­de­ram uten­sí­li­os, e que, de al­gu­ma for­ma, te­nham con­di­ções de re­tor­nar para ca­sa, te­rão uten­sí­li­os e ele­tro­do­més­ti­cos pa­gos pe­la Ce­dae”, ga­ran­tiu o go­ver­na­dor Sér­gio Ca­bral, que vi­si­tou a área atin­gi­da ao la­do do pre­fei­to Eduardo Pa­es. Na saí­da, eles fo­ram hos­ti­li­za­dos pe­los mo­ra­do­res.

A Po­lí­cia Ci­vil abriu dois inqué­ri­tos: a De­le­ga­cia de De­fe­sa dos Ser­vi­ços De­le­ga­dos fi­ca­rá res­pon­sá­vel por apu­rar cau­sas do va­za­men­to, en­quan­to a 35ª DP (Cam­po Gran­de) vai in­ves­ti­gar o ca- so da mor­te e dos fe­ri­dos. A Po­lí­cia Ci­vil tem du­as hi­pó­te­ses para o rom­pi­men­to: uma obra fei­ta em uma in­dús­tria vi­zi­nha ou um re­pa­ro mal fei­to pe­la pró­pria Ce­dae.

De acor­do com o go­ver­na­dor, pe­ri­tos ex­ter­nos vão in­ves­ti­gar a cau­sa do aci­den­te e a Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de De­sen­vol­vi­men­to So­ci­al vai au­xi­li­ar no ca­das­tra­men­to dos de­sa­lo­ja­dos. Já a Ce­dae ne­gou que a adu­to­ra ha­via so­fri­do in­ter­ven­ção re­cen­te­men­te.

A De­fen­so­ria Pú­bli­ca en­trou em con­ta­to com a Ce­dae para ini­ci­ar ne­go­ci­a­ções que ga­ran­tam a in­de­ni­za­ção das ví­ti­mas. A ideia é che­gar a um acor­do ex­tra­ju­di­ci­al que ga­ran­ta o res­sar­ci­men­to jus­to e rá­pi­do para os atin­gi­dos.

| FER­NAN­DO MAIA/UOL/FOLHAPRESS

Em Cam­po Gran­de, zo­na oes­te do Rio de Ja­nei­ro, 103 fa­mí­li­as fi­ca­ram de­sa­lo­ja­das após aci­den­te

| TÂNIA RÊ­GO / ABR

Bom­bei­ros pre­ci­sa­ram de bo­tes para fa­zer o res­ga­te

| AL­VI­NHO DUARTE/FOTOARENA

Ca­sas fi­ca­ram des­truí­das

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.