Ar­queó­lo­gos pro­cu­ram ‘te­sou­ros do Mer­gu­lhão’

O acer­vo en­con­tra­do em Santos po­de ser aces­sa­do atra­vés de fo­tos pe­lo Mu­seu Vir­tu­al

Metro Brazil (Santos) - - Front Page - Www.re­ad­me­tro.com

Es­ca­va­ções ar­que­o­ló­gi­cas co­me­çam na área on­de se­rá cons­truí­da a pas­sa­gem sub­ter­râ­nea do Va­lon­go

As es­ca­va­ções ar­que­o­ló­gi­cas na área on­de se­rá cons­truí­do o Mer­gu­lhão, pas­sa­gem sub­ter­râ­nea que vai ti­rar ca­mi­nhões da área do Va­lon­go e abrir es­pa­ço à re­vi­ta­li­za­ção da área, ti­ve­ram iní­cio on­tem e têm pre­vi­são de se es­ten­de­rem por 30 dias. Os tra­ba­lhos ocor­re­rão no tre­cho en­tre a Rua São Ben­to e Rua Ri­a­chu­e­lo, na Ave­ni­da Antônio Prado. Nes­ta área fo­ram iden­ti­fi­ca­dos ves­tí­gi­os ar­que­o­ló­gi­cos di­ver­sos, re­la­ci­o­na­dos à for­ma­ção his­tó­ri­ca de Santos.

Se­gun­do o ar­queó­lo­go, Luis Vinicius San­ches Al­va­ren­ga, as­sim co­mo em 2008, quan­do ti­ve­ram iní­cio os es­tu­dos ar­que­o­ló­gi­cos li­ga­dos à cons­tru­ção da Ave­ni­da Pe­ri­me­tral, na mar­gem di­rei­ta, a ex­pec­ta­ti­va é en­con­trar ma­te­ri­al dos sé­cu­los 18 e 19. “Apa­ren­te­men­te são ves­tí­gi­os li­ga­dos a mo­ra­di­as co­mo pra­tos, ti­ge­las, ce­râ­mi­cas, de ca­sas que fo­ram de­mo­li­das no lo­cal”.

De acor­do com Al­va­ren­ga, to­do ma­te­ri­al en­con­tra­do se­rá la­va­do, iden­ti­fi­ca­do, ca­ta­lo­ga­do e en­ca­mi­nha­do à Uni­camp. “Mas na­da im­pe­de que o mes- mo re­tor­ne ao mu­ni­cí­pio, ca­so al­gu­ma ins­ti­tui­ção te­nha in­te­res­se em abri­gar o acer­vo”. Mer­gu­lhão O Mer­gu­lhão eli­mi­na­rá um con­fli­to ro­do­fer­ro­viá­rio his­tó­ri­co na re­gião do Va­lon­go abrin­do es­pa­ço para uma futura re­vi­ta­li­za­ção por­tuá­ria. O pro­je­to pre­vê uma pas­sa­gem sub­ter­râ­nea de 2 km de ex­ten­são da atu­al via por­tuá­ria en­tre a re­gião do pré­dio da Al­fân­de­ga e a Rua Cris­ti­a­no Oto­ni.

Atu­al­men­te, Do­cas e Pre­fei­tu­ra atu­am em par­ce­ria no pro­gra­ma de re­cu­pe­ra­ção ur­ba­na do Va­lon­go, com pla­nos para im­plan­tar na área um com­ple­xo de tu­ris­mo e la­zer. Na mes­ma re­gião, está em cons­tru­ção o Mu­seu Pe­lé.

Se­gun­do a Co­desp, o cus­to da obra está em tor­no de R$ 700 mi­lhões, cus­te­a­da pe­lo Pro­gra­ma de Ace­le­ra­ção do Cres­ci­men­to ( PAC), e de­ve fi­car pron­to en­tre 2017 e 2018. ANA PAU­LA SANTOS

| FRED CA­SA­GRAN­DE/METRO SANTOS

Acha­dos irão para mu­seu vir­tu­al

| FRED CA­SA­GRAN­DE / METRO SANTOS

Es­ca­va­ções ocor­rem du­ran­te um mês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.