Ma­ri­nha de­sis­te de ‘en­for­car’ a sex­ta-fei­ra

Metro Brazil (Santos) - - Brasil -

Afe­ta­da pe­lo cor­te no Or­ça­men­to, a Ma­ri­nha de­ci­diu sus­pen­der um dia do ex­pe­di­en­te para re­du­zir os gas­tos, mas te­ve que re­cu­ar da de­ci­são ho­ras de­pois, a pe­di­do do Mi­nis­té­rio da De­fe­sa. “A Ma­ri­nha es­cla­re­ce que, em vir­tu­de das res­tri­ções or­ça­men­tá­ri­as em cur­so nes­ta For­ça, con­si­de­rou, co­mo uma das me­di­das de eco­no­mia a ser ado­ta­da, a re­du­ção da jor­na­da de tra­ba­lho. Após aná­li­se sub­se­quen­te e con­so­nan­te com as no­vas tratativas com o Mi­nis­té­rio da De­fe­sa, tal me­di­da não se­rá ado­ta­da”, afir­mou em no­ta, sem re­ve­lar co­mo se­rá so­lu­ci­o­na­da a cri­se fi­nan­cei­ra.

Du­ran­te o dia de on­tem che­gou a ser dis­tri­buí­do um co­mu­ni­ca­do in­ter­no de­ter­mi­nan­do que, a par­tir de 2 de agos­to, ne­nhum ser­vi- dor das áre­as ad­mi­nis­tra­ti­vas de­ve­ria com­pa­re­cer ao tra­ba­lho nas sex­tas-fei­ras. Se­gun­do o do­cu­men­to, ca­so hou­ves­se um fe­ri­a­do na sex­ta-fei­ra, a de­ter­mi­na­ção de ‘ro­ti­na de do­min­go’, co­mo a fol­ga é clas­si­fi­ca­da, se­ria cum­pri­da na quin­ta-fei­ra. “Os ór­gãos de di­re­ção se­to­ri­al de­ve­rão ins­tar as or­ga­ni­za­ções mi­li­ta­res su­bor­di­na­das a to­mar as pro­vi­dên­ci­as ne­ces­sá­ri­as ao fi­el e tem­pes­ti­vo cum­pri­men­to das me­tas (...) me­di­an­te a ado­ção de eco­no­mia per­ti­nen­tes”, afir­ma o co­mu­ni­ca­do.

A de­ci­são, po­rém, ex­clui­ria os mi­li­ta­res que atu­am nos se­to­res de saú­de e edu­ca­ção, e no pro­gra­ma de cons­tru­ção do sub­ma­ri­no nu­cle­ar bra­si­lei­ro.

Jun­tos, Ma­ri­nha, Exér­ci­to e Ae­ro­náu­ti­ca ti­ve­ram blo­que­a­dos R$ 3,67 bi­lhões - equi­va­len­te a 13% dos R$ 28 bi­lhões con­tin­gen­ci­a­dos pe­lo go­ver­no no Or­ça­men­to de 2013.

A or­dem per­mi­ti­ria à Ma­ri­nha fa­zer eco­no­mia em des­pe­sas de cus­teio, co­mo con­ta de luz, água, além de ca­fé da ma­nhã e al­mo­ço ofe­re­ci­dos a to­dos os fun­ci­o­ná­ri­os.

Pro­ble­ma an­ti­go

In­ter­na­men­te, as For­ças Ar­ma­das já co­gi­ta­vam a pos­si­bi­li­da­de da ado­ção de meio ex­pe­di­en­te em al­guns dias úteis, co­mo as se­gun­das e sex­tas-fei­ras, em­bo­ra a pro­pos­ta não ti­ves­se si­do for­ma­li­za­da.

Em 2009, o Exér­ci­to de­ter­mi­nou aos re­cru­tas que só se apre­sen­tas­sem nos quar­teis às se­gun­das-fei­ras no pe­río­do da tar­de, por­que não se­ria ser­vi­do o al­mo­ço.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.