TRA­GÉ­DIA NO MAR

Avião da AirA­sia com 162 pes­so­as a bor­do de­sa­pa­re­ce na In­do­né­sia Au­to­ri­da­des di­zem que pi­lo­to mu­dou ro­ta por cau­sa do mau tem­po

Metro Brazil (Santos) - - FRONT PAGE -

Ao me­nos um ho­mem mor­reu on­tem no in­cên­dio de uma bal­sa com 478 pes­so­as a bor­do na cos­ta da Gré­cia, se­gun­do um ofi­ci­al da Guar­da Cos­tei­ra ita­li­a­na. Ou­tras du­as pes­so­as fi­ca­ram fe­ri­das. A bal­sa, com ban­dei­ra da Itá­lia e ope­ra­da por uma em­pre­sa gre­ga, se di­ri­gia de Pa­tras, na Gré­cia, pa­ra An­co­na, na Itá­lia. Mais de 160 pes­so­as ha­vi­am si­do res­ga­ta­das on­tem, se­gun­do au­to­ri­da­des dos dois paí­ses.

De acor­do com a Guar­da Cos­tei­ra ita­li­a­na, o ho­mem mor­reu ao ten­tar pu­lar da bal­sa pa­ra es­ca­par do fo­go, que co­me­çou por vol­ta das 4h de on­tem (0h em Brasília) na ga­ra­gem da em­bar­ca­ção Nor­man Atlan­tic. Mais de 220 veí­cu­los es­ta­vam na bal­sa no mo­men­to do in­cên­dio, cu­jo mo­ti­vo não ti­nha

si­do es­cla­re­ci­do on­tem.

Resgate

Sob uma for­te tempestade no Mar Adriá­ti­co, equi­pes aé­re­as co­me­ça­ram on­tem a içar pas­sa­gei­ros da bal­sa, em uma cor­ri­da pa­ra res­ga­tar o mai­or nú­me­ro pos­sí­vel de pes­so­as pre­sas a bor­do an­tes do cair da noi­te.

Se­gun­do au­to­ri­da­des, he­li­cóp­te­ros le­va­vam pas­sa­gei­ros da bal­sa em pa­res e os trans­fe­ri­am pa­ra uma em­bar­ca­ção pró­xi­ma. Ca­da trans­fe­rên­cia aé­rea le­va­va cer­ca de 15 mi­nu­tos, se­gun­do um fun­ci­o­ná­rio do Mi­nis­té­rio gre­go da De­fe­sa. Dois he­li­cóp­te­ros ita­li­a­nos e dois gre­gos es­ta­vam en­vol­vi­dos no resgate.

O por­ta-voz da guar­da cos­tei­ra Ni­kos Lag­ka­di­a­nos dis­se que a for­te chu­va que di­fi­cul­tou o resgate aju­dou a con­ter o fo­go, em­bo­ra o na­vio ain­da es­ti­ves­se quei­man­do. Dois re­bo­ca­do­res es­ta­vam no lo­cal, um de­les ti­nha con­se­gui­do se apro­xi­mar do na­vio pa­ra ten­tar ex­tin­guir o in­cên­dio.

Ope­ra­ção di­fí­cil

O mi­nis­tro gre­go da Ma­ri­nha Mercante, Mil­ti­a­dis Var­vit­si­o­tis, dis­se que o mau tem­po, com ven­tos de até 88 km/h mais ce­do, tor­na­va a ope­ra­ção ex­tre­ma­men­te di­fí­cil.

“Es­ta­mos fa­zen­do tu­do que po­de­mos pa­ra sal­var as pes­so­as a bor­do e nin­guém, nin­guém vai ser dei­xa­do sem aju­da nes­ta si­tu­a­ção di­fí­cil”, dis­se Var­vit­si­o­tis. “É uma das ope­ra­ções de resgate mais com­pli­ca­das que já fi­ze­mos”.

BEAWIHARTA/REUTERS

Pa­ren­tes dos pas­sa­gei­ros aguar­dam in­for­ma­ções no ae­ro­por­to

i

| REUTERS

Ima­gem da Ma­ri­nha ita­li­a­na mos­tra em­bar­ca­ção pe­gan­do fo­go na cos­ta da Gré­cia

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.