Avião es­tá no fun­do do mar, diz In­do­né­sia

Equi­pes de bus­ca con­se­gui­ram de­tec­tar o si­nal de um lo­ca­li­za­dor de emer­gên­cia

Metro Brazil (Santos) - - FRONT PAGE - Www.re­ad­me­tro.com

Na re­to­ma­da das ope­ra­ções de bus­ca pe­lo voo da AirA­sia que de­sa­pa­re­ceu no do­min­go en­quan­to fa­zia o tre­cho en­tre Su­ra­baia, em Ja­va, e Cin­ga­pu­ra, o di­re­tor da Agên­cia Na­ci­o­nal de Bus­ca e Resgate da In­do­né­sia, Bam­bang So­e­listyo, dis­se on­tem que o avião es­ta­ria “no fun­do do mar”.

“Nos­sa hi­pó­te­se é de que o avião es­ta­ria no fun­do do mar. Es­sas são as sus­pei­tas pre­li­mi­na­res e que po­dem evo­luir de acor­do com os re­sul­ta­dos da bus­ca”, dis­se So­e­listyo, cu­jo ór­gão co­or­de­na a ope­ra­ção in­ter­na­ci­o­nal de bus­cas pe­la ae­ro­na­ve.

“Com ba­se nas nos­sas co­or­de­na­das, nós acre­di­ta­mos que es­tá no mar, en­tão, por en­quan­to, ( nós acha­mos) que es­tá no fun­do do mar”, dis­se So­e­listyo.

O Air­bus 320-200 que fa- zia o voo QZ8501 de­sa­pa­re­ceu com 162 pes­so­as a bor­do. Se­gun­do au­to­ri­da­des in­do­né­si­as, o avião te­ria caí­do na cos­ta do país, mas não ha­via si­nais de des­tro­ços na re­gião.

O avião da em­pre­sa ma­laia AirA­sia de­sa­pa­re­ceu dos ra­da­res mi­nu­tos de­pois de o pi­lo­to ter pe­di­do pa­ra vo­ar em al­ti­tu­de mais ele­va­da pa­ra es­ca­par do mau tem­po du­ran­te o voo.

Não hou­ve si­nal de aler­ta, en­tre­tan­to. A mu­dan­ça de curso foi re­jei­ta­da pe­los con­tro­les de­vi­do ao trá­fe­go aé­reo.

Uma fon­te gra­du­a­da da avi­a­ção ci­vil da In­do­né­sia dis­se à agên­cia de no­tí­ci­as Reuters que as au­to­ri­da­des es­tão com os da­dos de ra­dar do voo e aguar­dam as equi­pes de bus­ca e resgate en­con­tra­rem os des­tro­ços pa­ra en­tão ini­ci­a­rem sua in- ves­ti­ga­ção so­bre as cau­sas do acidente.

Man­cha de óleo

O por­ta-voz da For­ça Aé­rea da In­do­né­sia Ha­di Tjah­jan­to dis­se on­tem que as equi­pes de bus­ca che­ca­vam um re­la­to de man­cha de óleo na cos­ta les­te da ilha de Be­li­tung, per­to do lo­cal em que o avião per­deu con­ta­to com o con­tro­le aé­reo.

O por­ta-voz dis­se tam­bém que as equi­pes de­tec­ta­ram o si­nal de um lo­ca­li­za­dor de emer­gên­cia ao sul da ilha de Bor­neo, mas não fo­ram ca­pa­zes de en­con­trá-lo.

As ope­ra­ções de bus­ca pe­la ae­ro­na­ve fo­ram sus­pen­sas on­tem após o anoi­te­cer e se­ri­am re­to­ma­das ho­je de ma­nhã (ho­rá­rio lo­cal). Ao to­do, 15 em­bar­ca­ções e 30 aviões par­ti­ci­pam dos es­for­ços.

| REUTERS

Ho­mem fo­to­gra­fa lis­ta de pas­sa­gei­ros; mi­li­tar ob­ser­va re­gião de que­da

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.