‘Ser­vi­ço é ina­de­qua­do’

Metro Brazil (Santos) - - BRASIL -

Fa­lhas na po­da das ár­vo­res con­tri­bu­em pa­ra as que­das em tem­po­rais co­mo o des­ta ma­dru­ga­da. Se­gun­do a co­lu­nis­ta de jar­di­na­gem e pai­sa­gis­mo da BandNews FM, Ca­rol Cos­ta, nem sem­pre o trabalho é re­a­li­za­do de ma­nei­ra ade­qua­da. Com is­so a ár­vo­re aca­ba per­den­do sua es­tru­tu­ra ori­gi­nal.

“Uma ár­vo­re per­to de um mu­ro, por exem­plo, com o tem­po se afas­ta por cau­sa da som­bra e vai atrás do sol. Se os ga­lhos são po- da­dos no mes­mo la­do do mu­ro, a ár­vo­re po­de in­cli­nar pa­ra a rua, au­men­tan­do o ris­co de que­da”.

Se­gun­do Ca­rol, as cal­ça­das são ou­tro pro­ble­ma: em al­guns ca­sos, o ci­men­to vai até o tron­co e im­pe­de a res­pi­ra­ção da raiz.

Além dis­so, a pre­fei­tu­ra não con­se­gue re­mo­ver to­das as ár­vo­res com ris­co de que­da. Há dois anos, um es­tu­do do IPT (Ins­ti­tu­to de Pes­qui­sas Tec­no­ló­gi­cas) iden­ti­fi­cou a ne­ces­si­da­de de re­mo­ção de 333 ár­vo­res nos Jar­dins. Até ago­ra, a pre­fei­tu­ra re­mo­veu ape­nas 120 exem­pla­res.

Se­gun­do re­la­tó­rio da Se­cre­ta­ria do Pla­ne­ja­men­to, dos R$ 3 mi­lhões pre­vis­tos pa­ra manutenção de ár­vo­res, ape­nas R$ 946 mil ha­vi­am saí­do do cai­xa, até o mês de ou­tu­bro. A Se­cre­ta­ria das Sub­pre­fei­tu­ras afir­ma que o ser­vi­ço de po­da e re­mo­ção es­tá den­tro do cro­no­gra­ma.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.