Alu­guel. IGP-M fe­cha 2014 em 3,69%, diz FGV

Metro Brazil (Santos) - - ECONOMIA -

O IGP-M ( Ín­di­ce Ge­ral de Pre­ços – Mer­ca­do) fe­chou 2014 em al­ta de 3,69%, in­for­mou on­tem a FGV (Fun­da­ção Ge­tu­lio Var­gas). O nú­me­ro é uti­li­za­do pa­ra o re­a­jus­te dos va­lo­res de alu­guel e ou­tros con­tra­tos imo­bi­liá­ri­os, mo­ti­vo pe­lo qual é co­nhe­ci­do co­mo “in­fla­ção do alu­guel”.

Se­gun­do a FGV, o ín­di­ce fe­chou o ano pas­sa­do em al­ta de 5,51%. A ta­xa de 2014 é a me­nor des­de 2009, quan­do hou­ve que­da de 1,72%.

Nos 12 úl­ti­mos me­ses até no­vem­bro, a in­fla­ção ofi­ci­al do país, cal­cu­la­da pe­lo IPCA (Ín­di­ce de Pre­ços ao Con­su­mi­dor Am­plo), acu­mu­la al­ta de 6,56%. Os da­dos de de­zem­bro ain­da não fo­ram di­vul­ga­dos. De no­vem­bro pa­ra de­zem­bro, o ín­di­ce tam­bém mos­trou de­sa­ce­le­ra­ção, pas­san­do de 0,98% pa­ra 0,62%.

IPA e IPC

Uti­li­za­do no cál­cu­lo do IGP-M, o IPA (Ín­di­ce de Pre­ços ao Pro­du­tor Am­plo), que ava­lia os pre­ços no ata­ca­do, per­deu for­ça, de 1,26% pa­ra 0,63%. O IPC (Ín­di­ce de Pre­ços ao Con­su­mi­dor), que me­de os pre­ços do va­re­jo, tam­bém usa­do pa­ra cal­cu­lar o IGP-M, re­gis­trou va­ri­a­ção de 0,76%, em de­zem­bro, an­te 0,53%, em no­vem­bro. Se­te das oi­to clas­ses de des­pe­sa in­te­gran­tes do ín­di­ce re­gis­tra­ram acrés­ci­mo, com des­ta­que pa­ra ali­men­ta­ção (de 0,55% pa­ra 0,85%).

O INCC (Ín­di­ce Na­ci­o­nal de Cus­to da Cons­tru­ção), que tam­bém en­tra no cál­cu­lo da in­fla­ção do alu­guel, re­gis­trou em de­zem­bro va­ri­a­ção de 0,25%, abai­xo do re­sul­ta­do de no­vem­bro, de 0,30%.

| CH­RIS VON AMELN/FO­LHA­PRESS

Ín­di­ce de 2014 é o me­nor des­de 2009

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.