Nú­me­ro de mor­tos em bal­sa que pe­gou fo­go na Gré­cia so­be pa­ra 10

Metro Brazil (Santos) - - MUNDO -

As equi­pes de resgate dis­se­ram on­tem ter con­cluí­do a re­ti­ra­da dos mais de 470 ocu­pan­tes de uma bal­sa que pe­gou fo­go na cos­ta da Gré­cia no do­min­go. Mas o nú­me­ro de mor­tos su­biu pa­ra dez de­pois que no­ve cor­pos fo­ram en­con­tra­dos, in­for­mou a guar­da cos­tei­ra da Itá­lia.

Há te­mor de de­sa­pa­re­ci­dos, mas as in­for­ma­ções a res­pei­to eram de­sen­con­tra­das on­tem. Se­gun­do a Gré­cia, o nú­me­ro po­de­ria che­gar a 18 pes­so­as, mas o mi­nis­tro ita­li­a­no dos Trans­por­tes, Mau­ri­zio Lu­pi, não con­fir­mou.

A bal­sa na­ve­ga­va de Pa­tras, no oes­te da Gré­cia, pa­ra An­co­na, na Itá­lia, le­van­do 478 pes­so­as e mais de 220 veí­cu­los. O in­cên­dio co­me­çou no con­vés da em­bar­ca­ção nas pri­mei­ras ho­ras do do­min­go (ho­rá­rio lo­cal, 0h em Brasília).

Equi­pes de resgate da Itá­lia e da Gré­cia re­ti­ra­ram pas­sa­gei­ros des­de a tar­de do do­min­go com o uso de he­li­cóp­te­ros a par­tir do de­que su­pe­ri­or da bal­sa Nor­man Atlan­tic, que tem ban­dei­ra ita­li­a­na mas é ope­ra­da pe­la em­pre­sa gre­ga Anek Li­nes. Mais ce­do, o pre­miê ita­li­a­no, Mat­teo Ren­zi, con­fir­mou que qua­tro cor­pos ha­vi­am si­do en­con­tra­dos na bal­sa. A in­for­ma­ção an­te­ri­or era de que um ho­mem ti­nha mor­ri­do ao ten­tar pu­lar da em­bar­ca­ção pa­ra fu­gir do in­cên­dio.

Os ou­tros cor­pos fo­ram lo­ca­li­za­dos mais tar­de. A iden­ti­da­de dos mor­tos não ti­nha si- do re­ve­la­da on­tem.

Ren­zi dis­se du­ran­te uma en­tre­vis­ta co­le­ti­va de fim de ano que cer­ca de 60 pas­sa­gei­ros ain­da per­ma­ne­ci­am a bor­do da em­bar­ca­ção mais de 24 ho­ras após o iní­cio das cha­mas, e que elas se­ri­am re­ti­ra­das “em pou­cas ho­ras”.

O resgate dos pas­sa­gei­ros foi fei­to len­ta­men­te, aos pa­res. A ope­ra­ção, que le­vou mais de 36 ho­ras pa­ra ser con­cluí­da, foi pre­ju­di­ca­da pe­los ven­tos for­tes, que che­ga­ram a 88 km/h no do­min­go, e pe­lo mar agi­ta­do.

Úl­ti­mo a sair

A Ma­ri­nha da Itá­lia dis­se on­tem que o ca­pi­tão ita­li­a­no Ar­gi­lio Gi­a­co­maz­zi foi o úl­ti­mo tri­pu­lan­te a dei­xar a em­bar­ca­ção.

| YA­RA NARDI/REUTERS

Equi­pes de resgate trans­por­tam mu­lher fe­ri­da em bal­sa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.