Oba­ma. Irã tem ‘chan­ce de se acer­tar com o mun­do’

Metro Brazil (Santos) - - MUNDO -

O pre­si­den­te dos EUA, Ba­rack Oba­ma, dis­se on­tem que o Irã po­de se tor­nar uma “po­tên­cia re­gi­o­nal de mui­to êxi­to” se con­cor­dar com um acor­do de lon­go pra­zo pa­ra li­mi­tar o pro­gra­ma nu­cle­ar do país. As de­cla­ra­ções fo­ram fei­tas du­ran­te uma en­tre­vis­ta à rá­dio NPR, dos EUA. “Eles têm uma chan­ce de se acer­tar com o mun­do”, afir­mou Oba­ma em en­tre­vis­ta gra­va­da na Ca­sa Bran­ca em 18 de de­zem­bro e pro­gra­ma­da pa­ra ser trans­mi­ti­da nes­ta se­ma­na.

‘Bom pa­ra to­dos’

Há mais de um ano, Te­e­rã con­cor­dou com um pla­no tem­po­rá­rio pa­ra pa­ra­li­sar o en­ri­que­ci­men­to de al­to ní­vel de urâ­nio em tro­ca de alí­vio li­mi­ta­do nas san­ções fi­nan­cei­ras, fi­can­do pen­den­tes ne- go­ci­a­ções pa­ra um pac­to de lon­go pra­zo. As ne­go­ci­a­ções fo­ram es­ten­di­das até ju­nho.

O Irã diz que o seu pro­gra­ma nu­cle­ar é pa­ra fins pa­cí­fi­cos, de ge­ra­ção de ener­gia, mas os EUA e ou­tras cin­co po­tên­ci­as oci­den­tais que­rem as­se­gu­rar que Te­e­rã não pos­sa de­sen­vol­ver ra­pi­da­men­te ar­mas atô­mi­cas.

| K. LAMARQUE/REUTERS

Pre­si­den­te dos EUA ace­nou pa­ra acor­do com Te­e­rã

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.