In­do­né­sia acha des­tro­ços de avião e res­ga­ta cor­pos

AirA­sia. Equi­pes de resgate re­cu­pe­ra­ram res­tos mor­tais de 40 pas­sa­gei­ros do Air­bus A320 no mar; 30 na­vi­os e 21 aviões par­ti­ci­pam das bus­cas per­to da cos­ta de Bor­neo

Metro Brazil (Santos) - - ECONOMIA 09 MUNDO -

Equi­pes de resgate in­do­né­si­as que bus­cam pe­lo avião de­sa­pa­re­ci­do da AirA­sia que le­va­va 162 pes­so­as a bor­do re­cu­pe­ra­ram on­tem 40 cor­pos e des­tro­ços do mar, per­to da cos­ta de Bor­neo, en­quan­to pa­ren­tes dos pas­sa­gei­ros caí­ram em lá­gri­mas ao sa­be­rem da no­tí­cia.

O Air­bus A320 que fa­zia o voo QZ8501 per­deu con­ta­to com o con­tro­le de trá­fe­go aé­reo no iní­cio do do­min­go em meio ao mau tem­po du­ran­te a ro­ta en­tre Su­ra­baya, na In­do­né­sia, e Cin­ga­pu­ra.

A agên­cia de bus­cas e resgate da In­do­né­sia con­fir­mou que os des­tro­ços são do avião de­sa­pa­re­ci­do. A Ma­ri­nha da In­do­né­sia dis­se que 40 cor­pos fo­ram re­cu­pe­ra­dos do mar.

O avião ain­da pre­ci­sa ser en­con­tra­do e não ha­via até on­tem in­for­ma­ções so­bre pos­sí­veis so­bre­vi­ven­tes.

On­tem pa­ren­tes dos pas­sa­gei­ros ofe­re­ce­ram ma­te­ri­al ge­né­ti­co pa­ra aju­dar a iden­ti­fi­car os cor­pos lo­ca­li­za­dos.

Pa­ren­tes

Fo­tos de cor­pos flu­tu­an­do no mar fo­ram exi­bi­das pe­la te­le­vi­são e pa­ren­tes de pas­sa­gei­ros reu­ni­dos em um cen­tro de cri­se em Su­ra­baya cho­ra­vam com as mão na ca­be­ça. Al­gu­mas pes­so­as en­tra­ram em co­lap­so em meio ao cho­ro e fo­ram so­cor­ri­das.

“Vo­cês têm de ser for­tes”, dis­se a pre­fei­ta de Su­ra­baya, Tri Ris­maha­ri­ni, ao con­for­tar fa­mi­li­a­res das ví­ti­mas.

O pre­si­den­te da AirA­sia, Tony Fer­nan­des, que es­tá na In­do­né­sia des­de o de­sa­pa­re­ci­men­to da ae­ro­na­ve, dis­se que re­tor­na­rá a Su­ra­baya. “O que quer que pu­der­mos fa­zer na AirA­sia, fa­re­mos”, es­cre­veu ele no Twit­ter.

Bus­cas

Cer­ca de 30 na­vi­os e 21 aviões de In­do­né­sia, Austrália, Ma­lá­sia, Cin­ga­pu­ra, Co­reia do Sul e EUA es­tão en­vol­vi­dos nas bus­cas. O avião de­sa­pa­re­ceu após o pi­lo­to não ter per­mis­são pa­ra vo­ar em uma al­ti­tu­de mai­or pa­ra evi­tar o mau tem­po em fun­ção do trá­fe­go aé­reo pe­sa­do, dis­se­ram au­to­ri­da­des.

Pi­lo­tos e es­pe­ci­a­lis­tas em avi­a­ção dis­se­ram que tem­pes­ta­des e pe­di­dos pa­ra ga­nhar al­ti­tu­de pa­ra evi­tá-las não são co­muns na re­gião. O pi­lo­to era ex­pe­ri­en­te e a ae­ro­na­ve pas­sou por manutenção em me­a­dos de no­vem­bro, in­for­mou a com­pa­nhia.

| BEAWIHARTA/REUTERS

Pa­ren­tes de pas­sa­gei­ros se de­ses­pe­ram ao ou­vir as no­tí­ci­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.