Ro­ta­ti­vo. Ju­ro do car­tão de cré­di­to atin­ge 334% ao ano

Metro Brazil (Santos) - - ECONOMIA - Www.re­ad­me­tro.com

A ta­xa de ju­ros do ro­ta­ti­vo do car­tão de cré­di­to su­biu em ja­nei­ro pa­ra 334% ao ano, an­te 309,5% ao ano no mes­mo mês de 2014 e 331,6% em de­zem­bro. Es­sa é a ta­xa mais al­ta desde ju­nho de 2012 (334,3% ao ano).

Os nú­me­ros são do Ban­co Cen­tral, que di­vul­gou on­tem pe­la pri­mei­ra vez da­dos ofi­ci­ais so­bre as ta­xas da mo­da­li­da­de de cré­di­to.

O ro­ta­ti­vo é a li­nha mais ca­ra de fi­nan­ci­a­men­to às fa­mí­li­as. No car­tão de cré­di­to parcelado, ju­ro é bem mais bai­xo, de 106,7% ao ano.

Os de­sem­bol­sos do ro­ta­ti­vo de car­tão de cré­di­to so­ma­ram R$ 29 bi­lhões em ja­nei­ro, ci­fra 8,3% mai­or que no mes­mo mês de 2014. Já a ina­dim­plên­cia na mo­da­li­da­de foi de 39,1%, tam­bém a mai­or na pes­soa fí­si­ca.

Na mé­dia, a ta­xa de ju­ros do cré­di­to ao con­su­mo pas­sou de 45,7% em ja­nei­ro do ano pas­sa­do pa­ra 52,6% ao ano em ja­nei­ro des­te ano. Em de­zem­bro, a ta­xa mé­dia es­ta­va em 50,1% ao ano.

“Hou­ve um au­men­to sig­ni­fi­ca­ti­vo na ta­xa de ju­ros em qua­se to­das as mo­da­li­da­des em ja­nei­ro”, dis­se o che­fe do De­par­ta­men­to Econô­mi­co do BC, Tu­lio Ma­ci­el. Se­gun­do ele, a al­ta nas ta­xas re­fle­tem o im­pac­to do ci­clo de al­ta da ta­xa bá­si­ca (Se­lic) e a uti­li­za­ção pe­los bra­si­lei­ros de mo­da­li­da­des com cus­to mais ele­va­do, co­mo o che­que es­pe­ci­al e o car­tão de cré­di­to.

No che­que es­pe­ci­al, os ju­ros su­bi­ram ain­da mais, de 154,1% pa­ra 208,7% ao ano em 12 me­ses. Es­se é o mai­or ní­vel desde abril de 1996 (212% ao ano).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.