CNI. Ín­di­ce de con­fi­an­ça do con­su­mi­dor re­cua 4%

Metro Brazil (Santos) - - ECONOMIA -

O Ín­di­ce Na­ci­o­nal de Ex­pec­ta­ti­va do Con­su­mi­dor (Inec) caiu 4% em fe­ve­rei­ro an­te a ja­nei­ro, in­for­mou on­tem a CNI (Con­fe­de­ra­ção Na­ci­o­nal da In­dús­tria). Com a que­da do mês, o ín­di­ce atin­ge o me­nor va­lor desde ju­nho de 2001, quan­do a sé­rie era le­van­ta­da tri­mes­tral­men­te. A sé­rie pas­sou a ser men­sal desde mar­ço de 2010. O Inec es­tá 8,1% in­fe­ri­or ao re­gis­tra­do em fe­ve­rei­ro de 2014.

Se­gun­do a CNI, en­tre os fa­to­res que pu­xa­ram a que­da do Inec, es­tá a pi­o­ra da per­cep­ção dos bra­si­lei­ros em re­la­ção à si­tu­a­ção fi­nan­cei­ra e ao en­di­vi­da­men­to. O ín­di­ce de si­tu­a­ção fi­nan­cei­ra caiu 7,6% em re­la­ção a ja­nei­ro. O in­di­ca­dor de en­di­vi­da­men­to re­cu­ou 3,8% fren­te ao mês an­te­ri­or, o que mos­tra au­men­to no nú­me­ro de dí­vi­das.

A pes­qui­sa in­di­ca tam­bém que os con­su­mi­do­res es­tão pes­si­mis­tas em re­la­ção ao com­por­ta­men­to dos pre­ços, do em­pre­go e da ren­da pes­so­al nos pró­xi­mos seis me­ses. O ín­di­ce de ex­pec­ta­ti­va de in­fla­ção caiu 2,1%; o de de­sem­pre­go re­cu­ou 4,9%, e o de ren­da pes­so­al di­mi­nuiu 5,7% nes­te mês em re­la­ção a ja­nei­ro. Quan­to me­nor o ín­di­ce, mais pes­si­mis­ta é a ex­pec­ta­ti­va. A pes­qui­sa ou­viu 2.002 pes­so­as em 142 mu­ni­cí­pi­os en­tre 5 e 9 de fe­ve­rei­ro.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.