Go­ver­no usa mul­ta con­tra ca­mi­nho­nei­ros

Va­lor é de R$ 10 mil por ho­ra pa­ra mo­to­ris­ta que não des­blo­que­ar pis­ta; PF vai in­ves­ti­gar pro­tes­to

Metro Brazil (Santos) - - FRONT PAGE -

A PF (Po­lí­cia Fe­de­ral) abriu inqué­ri­to on­tem pa­ra in­ves­ti­gar a con­du­ta de ca­mi­nho­nei­ros que man­têm a gre­ve, em­bo­ra te­nha si­do fe­cha­do um acor­do en­tre o go­ver­no e o sin­di­ca­to da ca­te­go­ria. O go­ver­no au­to­ri­zou a PRF (Po­lí­cia Ro­do­viá­ria Fe­de­ral) a mul­tar nor­mal­men­te, pe­lo Có­di­go de Trân­si­to, os ca­mi­nhões pa­ra­dos ao lon­go de ro­do­vi­as. A For­ça Na­ci­o­nal de Se­gu­ran­ça foi co­lo­ca­da à dis­po­si­ção pa­ra de­sobs­truir as es­tra­das.

As mul­tas da PRF se­rão usa­das pa­ra iden­ti­fi­car os ca­mi­nho­nei­ros, que es­tão su­jei­tos a pu­ni­ções adi­ci­o­nais de até R$ 50 mil, por ho­ra, de­ter­mi­na­das pe­la Jus­ti­ça.

“A so­ci­e­da­de não po­de so­frer es­te ti­po de si­tu­a­ção”, afir­mou o mi­nis­tro da Jus­ti­ça, Jo­sé Edu­ar­do Car- do­zo, men­ci­o­nan­do o de­sa­bas­te­ci­men­to de com­bus­tí­vel, su­pri­men­tos à in­dús­tria e ali­men­tos pro­vo­ca­do pe­lo pro­tes­to.

Mo­vi­men­to di­mi­nui

Após a pro­pos­ta do go­ver­no de con­ge­lar por seis me­ses o pre­ço do óleo di­e­sel e de uma me­sa de ne­go­ci­a­ção pa- ra es­tu­dar um va­lor na­ci­o­nal do fre­te, o mo­vi­men­to di­mi­nuiu. On­tem, fo­ram re­gis­tra­dos 97 blo­quei­os em se­te Es­ta­dos: Goiás, Rio Gran­de do Sul,

San­ta Ca­ta­ri­na, Pa­ra­ná, Rio de Ja­nei­ro, Ma­to Gros­so e Ce­a­rá.

O Co­man­do Na­ci­o­nal de Trans­por­te, que fe­chou o acor­do com o go­ver­no, afir­ma que o pro­tes­to se­gue com ca­mi­nho­nei­ros autô­no­mos não vin­cu­la­dos aos sin­di­ca­tos.

O mi­nis­tro Mi­guel Ros­set­to ( Se­cre­ta­ria Ge­ral da Pre­si­dên­cia) quer que eles apre­sen­tem uma li­de­ran­ça pa­ra ne­go­ci­ar o fim da gre­ve.

| MAR­CO FA­VE­RO/AGÊN­CIA RBS/FOLHAPRESS

Em Cha­pe­có (SC), hou­ve quei­ma de pneus

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.