CPI da Petrobras co­me­ça na se­ma­na que vem

Metro Brazil (Santos) - - BRASIL -

A CPI da Petrobras na Câ­ma­ra fez on­tem a pri­mei­ra reu­nião, mas o pla­no de tra­ba­lho só se­rá co­nhe­ci­do na pró­xi­ma quin­ta-fei­ra. O de­pu­ta­do Hu­go Mot­ta (PMDB-PB) foi elei­to pre­si­den­te do co­le­gi­a­do. Ele pre­ci­sou en­fren­tar o de­pu­ta­do Ivan Va­len­te (Psol-SP), que lan­çou can­di­da­tu­ra avul­sa. Fo­ram 22 vo­tos con­tra 4 e uma abs­ten­ção.

O re­la­tor se­rá o de­pu­ta­do Luiz Sér­gio (PT-RJ), que de­fen­de­rá que as in­ves­ti­ga­ções co­me­cem com o de­poi­men­to do ex-ge­ren­te exe­cu­ti­vo da Petrobras Pe­dro Ba­rus­co, que re­ve­lou que o pa­ga­men­to de pro­pi­na co­me­çou em 1997, du­ran­te o go­ver­no Fer­nan­do Hen­ri­que Car­do­zo, mas tam­bém que o PT re­ce­beu en­tre US$ 150 mi­lhões e US$ 200 mi­lhões do es­que­ma.

“Ba­rus­co afir­mou que mui­to an­tes do go­ver­no Lu­la já ocor­ri­am es­ses de­li­tos. Co­mo es­tá no fo­co da in­ves­ti­ga­ção, se­ria de bom ta­ma­nho que ele pu­des­se ex­pli­car co­mo se deu is­so”, de­fen­deu.

O PT for­ma­li­za­rá o pe­di­do pa­ra am­pli­ar o pe­río­do de in­ves­ti­ga­ções -- ho­je res­tri­tas ao pe­río­do en­tre 2005 e 2015 - pa­ra a dé­ca­da de 1990. O re­que­ri­men­to ain­da não foi apre­sen­ta­do e se­rá sub­me­ti­do a vo­ta­ção.

| RODRIGO FÉLIX LE­AL / METRO

Cer­ve­ró es­tá pre­so há mais de um mês

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.