Pe­lo céu. Ex­tre­mis­tas do EI são ata­ca­dos na Sí­ria

Metro Brazil (Santos) - - MUNDO - Www.re­ad­me­tro.com

Uma ali­an­ça li­de­ra­da pe­los Es­ta­dos Unidos lan­çou ata­ques aé­re­os con­tra o Es­ta­do Is­lâ­mi­co (EI) on­tem em uma área do nor­des­te da Sí­ria, on­de ago­ra se es­ti­ma que os mi­li­tan­tes te­nham em po­der pe­lo me­nos 220 cris­tãos se­ques­tra­dos.

O Ob­ser­va­tó­rio Sí­rio pa­ra os Di­rei­tos Hu­ma­nos dis­se que a ofen­si­va aé­rea vi­sou a ata­car com­ba­ten­tes do EI pró­xi­mos da ci­da­de de Tel Tamr, on­de os ra­di­cais cap­tu­ra­ram dez vi­la­re­jos.

Bas­sam Ishak, pro­e­mi­nen­te cris­tão sí­rio, de­cla­rou à Reuters: “Al­gu­mas pes­so­as ten­ta­ram cha­mar por te­le­fo­ne os pa­ren­tes que fo­ram rap­ta­dos e re­ce­be­ram uma res­pos­ta de um mem­bro do EI que lhes dis­se que irão man­dar a ca­be­ça de seu pa­ren­te.”

O EI já re­a­li­zou ma­tan­ças em mas­sa de mem­bros de mi­no­ri­as re­li­gi­o­sas e mu­çul­ma­nos su­ni­tas que não ju­ram le­al­da­de ao au­to­de­cla­ra­do “ca­li­fa­do” que ins­ta­la­ram em par­tes da Sí­ria, do Ira­que e de ou­tras áre­as do mundo ára­be.

Há qua­se du­as se­ma­nas, seus com­ba­ten­tes apa­re­ce­ram em um ví­deo de­ca­pi­tan­do 21 egíp­ci­os cris­tãos cop­tas na Lí­bia, e em agos­to o gru­po ma­tou ou es­cra­vi­zou cen­te­nas de ira­qui­a­nos da et­nia ya­zi­di.

A fac­ção jihadista já usou re­féns co­mo mo­e­da de tro­ca pa­ra ten­tar res­ga­tar seus pró­pri­os com­ba­ten­tes cap­tu­ra­dos.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.