SAÚ­DE PRO­TE­GI­DA

Nem sem­pre pa­ne­la ve­lha faz co­mi­da boa pa­ra a saú­de. Al­guns dos ma­te­ri­ais na com­po­si­ção dos uten­sí­li­os po­dem ser tó­xi­cos. Con­fi­ra as di­cas pa­ra co­zi­nhar sem me­do

Metro Brazil (Santos) - - DECORAÇÃO -

É fa­to que no cor­re-cor­re da se­ma­na já fi­ca di­fí­cil cui­dar das ta­re­fas do dia a dia, ima­gi­ne en­tão dar aque­le tra­to na ca­sa. No meio dis­so, um dos itens que aca­ba re­ce­ben­do pou­ca aten­ção é a ge­la­dei­ra e, as­sim, boa par­te dos ali­men­tos aca­ba sen­do alo­ca­da sem mui­tos cui­da­dos.

De acor­do com a nu­tri­ci­o­nis­ta do Ins­ti­tu­to de Pre­ven­ção Personalizada Daf­ne Oli­vei­ra, o vi­dro é o me­lhor re­ci­pi­en­te pa­ra con­ser­var ali­men­tos na ge­la­dei­ra. “É um ma­te­ri­al que não con­ta­mi­na os ali­men­tos com subs­tân­ci­as tó­xi­cas en­con­tra­das no plás­ti­co”, aler­ta.

Na im­pos­si­bi­li­da­de de uti­li­zar es­se ti­po de em­ba­la­gem pa­ra to­dos os pro­du­tos, o ide­al é dei­xar vi­dros pa­ra as pre­pa­ra­ções gor­du­ro­sas, ou que le­vam al­gum ti­po de gor­du­ra na sua com­po­si­ção, co­mo as car­nes. Já os re­ci­pi­en­tes de plás­ti­co ficam pa- ra ali­men­tos co­mo le­gu­mes, ver­du­ras e frutas. Oli­vei­ra ex­pli­ca que a mai­o­ria das to­xi­nas pre­sen­tes nos re­ci­pi­en­tes ten­de a mi­grar pa­ra lo­cal on­de tem gor­du­ra e lá se acu­mu­la. “O ide­al é evi­tar ao má­xi­mo pre­pa­rar e ar­ma­ze­nar ali­men­tos em pa­ne­las de alu­mí­nio, si­li­co­ne e com an­ti­a­de­ren­te ve­lho ou gas­to, as­sim co­mo plás­ti­co ou pa­pel alu­mí­nio.”

Ge­la­dei­ra per­fu­ma­da

Pa­ra evi­tar o mal odor den­tro da ge­la­dei­ra, pri­mei­ro lim­pe-a com uma mis­tu­ra de bi­car­bo­na­to de só­dio e água mor­na. En­tão, há du­as di­cas: em um re­ci­pi­en­te jun­te o cal­do de li­mão com um pou­co de pó de ca­fé e dei­xe den­tro do re­fri­ge­ra­dor de um a dois di­as, ou mis­tu­re ex­tra­to de bau­ni­lha com um pou­co de lou­ro e tam­bém dei­xe agir de um a dois di­as.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.