Fe­bre ama­re­la vol­ta a ron­dar São Pau­lo

Cir­cu­la­ção intensa do ví­rus no li­to­ral faz go­ver­no re­for­çar pe­di­do pa­ra que po­pu­la­ção se va­ci­ne. Úl­ti­ma ví­ti­ma é um ho­mem de 26 anos, con­ta­mi­na­do en­quan­to vi­si­ta­va Ca­ra­gua­ta­tu­ba. Es­ta­do já con­ta­bi­li­za 175 óbi­tos no ano

Metro Brazil (Sao Paulo) - - PRIMEIRA PÁGINA - AN­DRÉ VIEIRA

Va­ci­na­ção é re­co­men­da­da pa­ra quem pla­ne­ja vi­a­jar pa­ra o li­to­ral no fe­ri­a­do e nas fé­ri­as

A che­ga­da de mais um fe­ri­a­do pro­lon­ga­do – Pro­cla­ma­ção da Re­pú­bli­ca e Dia da Cons­ci­ên­cia Ne­gra, nos di­as 15 e 20 – e a pro­xi­mi­da­de com as fes­tas de fim de ano e as fé­ri­as fi­ze­ram o go­ver­no do es­ta­do re­for­çar o alerta pa­ra que as pes­so­as que pre­ten­dem vi­a­jar – e que ain­da não es­tão imu­ni­za­das – se va­ci­nem con­ta a fe­bre ama­re­la.

A re­co­men­da­ção já va­le pa­ra mo­ra­do­res e tu­ris­tas de to­das as re­giões do es­ta­do, mas há pre­o­cu­pa­ção mai­or nes­te mo­men­to com os li­to­rais sul e nor­te.

“De­zem­bro re­a­bre o pe­río­do sa­zo­nal da do­en­ça. Nos úl­ti­mos 60 di­as, já ti­ve­mos mor­tes de ma­ca­cos em to­da a Ma­ta Atlân­ti­ca, e is­so sig­ni­fi­ca di­zer que o ví­rus es­tá cir­cu­lan­do no Va­le do Pa­raí­ba, Va­le do Ri­bei­ra e nos li­to­rais sul

e nor­te, que são des­ti­nos mui­to pro­cu­ra­dos no pe­río­do de fes­tas”, afir­mou diretora do Cen­tro de Vi­gi­lân­cia Epi­de­mi­o­ló­gi­ca, Re­gi­a­ne de Pau­la.

Na se­gun­da-fei­ra, o es­ta­do con­fir­mou que um ho­mem de 26 anos, que mo­ra­va em Cu­nha, no Va­le do Pa­raí­ba, mor­reu após se in­fec­tar em Ca­ra­gua­ta­tu­ba, no li­to­ral nor­te, pa­ra on­de ha­via ido à pro­cu­ra de em­pre­go. Ele se re­cu­sou a to­mar a va­ci­na.

Es­sa não é, po­rém, só mais uma mor­te por fe­bre ama­re­la, é tam­bém a pri­mei­ra con­ta­bi­li­za­da nes­te se­mes­tre em to­do es­ta­do. Os úl­ti­mos óbi­tos ha­vi­am si­do con­fir­ma­dos em maio.

Nes­te ano – até 23 de ou­tu­bro –, São Pau­lo já re­gis­trou 502 ca­sos au­tóc­to­nes de fe­bre ama­re­la sil­ves­tre (con­traí­dos den­tro do es­ta­do) e que le­va­ram à mor­te de 175 pes­so­as – sen­do 8 no li­to­ral.

Re­gi­a­ne lem­brou que a va­ci­na, dis­pen­sa­da pe­lo ra­paz de 26 anos que mor­reu, é a me­lhor for­ma de se pro­te­ger da fe­bre ama­re­la. A do­se es­tá dis­po­ní­vel em to­dos os pos­tos de saú­de do es­ta­do e atin­ge a sua efi­cá­cia dez di­as após a imu­ni­za­ção.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Brazil

© PressReader. All rights reserved.